Por Marivaldo Filho
Após a primeira reunião no Ministério Público no dia 12 de abril, a Frente Parlamentar de Combate à Pedofilia da Câmara Municipal de Salvador realizou, nesta terça-feira, uma visita à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Bahia). O objetivo do grupo de vereadores nesta primeira etapa é adquirir conhecimento sobre a pedofilia a fim de amadurecer formas para que o Poder Legislativo possa contribuir para amenizar o problema.
O presidente da OAB - BA, Saul Quadros; a presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, Eliasibe Simões; e o presidente da Comissão de Direito e Prerrogativas, Sérgio Reis; demonstraram satisfação ao ver os vereadores se deslocarem para o órgão público com o objetivo de participar das discussões. "Muito importante este contato. A Câmara é a representação do povo desta cidade e, sendo assim, não há legitimidade maior do que essa participação da Casa Legislativa neste debate", declarou Saul Quadros.
A cartilha "A OAB vai à Escola" foi apresentada por Saul Quadros como mais um mecanismo de combate à pedofilia. A ideia é distribuir um material simples e informativo nas instituições de ensino, creches e repartições públicas.
Para Eliasibe Simões, os vereadores podem contribuir na luta contra a pedofilia na elaboração de leis protetoras de crianças e adolescentes e na fiscalização do funcionamento das creches e escolas de Salvador.
Além do presidente da Frente Parlamentar, o vereador Paulo Câmara (PSDB), Alemão (PRP), Andrea Mendonça (DEM); Isnard Araújo (PT), Erivelton Santana (PSC), TC Mustafa (PTdoB) representaram os 17 vereadores que compões o grupo no encontro.
O segundo contato da Frente Parlamentar com um órgão público foi considerado muito positivo por Paulo Câmara. "O encontro foi muito bom. Estamos na fase do aprendizado. Na segunda etapa, realizaremos audiências públicas e sessões especiais para levar o debate para a população. O Legislativo precisa dar a sua contribuição na luta contra a pedofilia", declarou.