Política

BLOCO INDEPENDENTE MUDA ROTINA DA CÂMARA DE VEREADORES DE SALVADOR

vide
| 23/02/2010 às 20:15

O "bloco independente", formado por seis vereadores que se desgarraram da base do prefeito João Henrique, está mudando a rotina dos debates na Câmara Municipal de Salvador. Pelo segundo dia consecutivo, vereadores do bloco subiram à tribuna da Câmara para tecer críticas à gestão do prefeito. Alcindo da Anunciação (PSL) condenou a dispensa de licitação para a contratação de 1.500 veículos automotores; e Alan Castro (PTN) fez duras críticas à gestão da saúde pública, condenando a baixa qualidade do atendimento prestado pelos postos de saúde no município.


A atuação articulada e intensa do novo bloco parlamentar levou o líder da Oposição, vereador Gilmar Santiago (PT), a fazer um discurso elogiando a contribuição desses vereadores para a ampliação da democracia na Câmara de Salvador. "É com alegria e expectativa positiva que a Oposição saúda o surgimento do "bloco independente"", comentou Santiago (PT). Ele considerou que a formação do bloco é resultado da insatisfação dos vereadores cujos mandatos legislativos não estão sendo respeitados pelo poder Executivo.


Tal como havia ocorrido ontem (dia 22), a maioria governista tentou derrubar a sessão, porém os vereadores do bloco independente somados ao da bancada oposicionista garantiram a continuidade dos debates. "Esperamos que este fato novo contribua para evitar que a maioria governista fuja do debate, como fez inúmeras vezes em 2009, seja negando quorum para a realização de inúmeras sessões legislativas, seja promovendo votações de temas fundamentais sem o necessário debate com os vereadores e com a sociedade", afirmou Santiago.