6. Alan Sanches apontou, também, o projeto do vereador Alfredo Mangueira (PMDB) que combate a adulteração de combustíveis. Entre os provados, ressaltou ainda o projeto do vereador Gilmar Santiago (PT) que torna obrigatória a instalação de hidrômetros individuais nos novos apartamentos da capital.
7. "Paralelo a isso, nos concentramos na modernização dos setores administrativos da Câmara, o que nos garantiu a ampliação da certificação ISO 9001", pontua o presidente Alan Sanches.
8. O lançamento do Portal da Transparência (http://www.cms.ba.gov.br/), segundo o presidente, foi outro avanço de 2009, além da agilidade no processo que permitirá a realização do concurso público, em 2010, depois de 23 anos.
9. Falou também da revisão do Plano de Cargos e Salários dos servidores da Casa; do pagamento da URV aos funcionários efetivos; do fortalecimento dos laços com a comunidade, através das sessões itinerantes do Projeto Câmara Vai aos Bairros; do incremento da política da qualidade, com aprimoramento continuo do processo legislativo e busca de resultados dentro do planejado.
10. Com a votação e aprovação, no último dia 21, da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2010, como estabelece o Regimento Interno da Casa, os vereadores entram em recesso, retornando às atividades dia 1º de fevereiro de 2010.
11. De acordo com a sinopse da Diretoria Legislativa da Câmara, de fevereiro a dezembro deste ano foram realizadas 207 sessões na Casa, sendo 81 ordinárias, 65 solenes, 55 especiais, quatro itinerantes e duas extraordinárias.
12. Os vereadores apresentaram 1.496 proposições e proferiram 4.501 discursos. Entre sancionadas e promulgadas foram 163 leis. As comissões permanentes e temporárias foram atuantes, promovendo 190 reuniões e 43 eventos.
13. A Tribuna Popular - que acontece às segundas-feiras e configura-se como espaço democrático que dá vez e voz às pessoas e às entidades da sociedade civil organizada - foi ocupada 36 vezes, repercutindo no Legislativo de Salvador os mais diversos temas de interesse da cidade.
**
14. A Prefeitura anunciou nesta véspera de Natal que mudará a metodologia de pagamento dos serviços da limpeza urbana da capital, que era feito por pesagem, para um sistema por qualidade da prestação dos serviços. O assunto não está muito claro porque a aferição da "qualidade dos serviços" numa cidade do tamanho de Salvador, a fiscalização desse processo, é bastante complicada.
15. Hoje, há um sistema de zoneamento para atender todos os bairros e uma pesagem do que é coletado, no bairro de Nossa Senhora da Vitória. Trata-se de uma situação objetiva: tantas toneladas recolhidas x em dinheiro. Ademais, como a pesagem é feita num único local, facilita o controle e a operação, a logística.
16. Agora, um sistema como anunciou o secretário da SESP e sua equipe, por qualidade dos serviços, é muito mais difícil de ser aferido porque demandaria uma fiscalização enorme, e que a Prefeitura, hoje, não está preparada para isso.
17. No fundo, no fundo a questão para a população e para a Prefeitura é obter uma boa coleta com preços justos. Se isso acontecer, parabéns. Agora, vamos aguardar na prática o que virá.
18. Continua a queda de braço entre o comando da PM e as associações de policiais, especialmente a Força Invicta. Está faltando diálogo entre as partes.
19. Não entendi esse texto do secretário Antonio Brito, do Trabalho da Prefeitura, em A Tarde: - As doações nas sinaleiras só contribuem para reproduzir o quadro da pobreza, porque compromete o avanço da escolaridade. Eu heim!
20. De 4 a 6 de janeiro, o Departamento de Juventude da Prefeitura de Lauro de Freitas abre novas inscrições para o Programa Trilha, das 7h às 17h. Os interessados com idade entre 18 a 29 anos, com ensino fundamental incompleto e família cadastrada no Bolsa Família podem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Itinga e o Sine, na Casa do Trabalhador.
21. O candidato deve apresentar o número de inscrição do Bolsa Família, RG, CPF e Título de Eleitor do responsável e do jovem, comprovante de endereço, Carteira de Trabalho e atestado de escolaridade (não obrigatórios).
22. Os jovens terão cursos de capacitação em auxiliar de cozinha e atendente de farmácia e receberão o bolsa auxílio no valor de R$100, durante um ano. Mais informações pelo telefone 0800 284 0011 ou (71) 3288-8622.
23. A Transalvador deveria pelo menos colocar uma viatura com guardas na Paralela. Está um caos. Até pouco tempo ficava um pessoas nas proximidades da Vila Militar, mas, sumiu.
24. Opinião de um deputado da Oposição: - Se juntar a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado e a Secretaria de Trabalho e Ação Social da Prefeitura não dá um Césare de La Roca, do Axé.
25. No almoço de confraternização do DEM com o ex-governador Paulo Souto só faltou o deputado José Nunes, em viagem. Diz, que Nunes analisa sua candidatura a depuatdo federal.
26. O deputado Júnior Magalhães disse ao BJá que se houver eleição suplementar em Candeias, como ele espera que aconteça por determinação da Justiça, será candidato a prefeito.
27. A briga entre Fernando Torres x Eliana Boaventura também foi bastante comentada. Fala-se até que a deputada estaria de guarda-costas.
28. O Natal de Zelaya na embaixada do Brasil, em Honduras, é bem uma cena típica do 3º Mundo.
29. A Folha de SP não apontou a eleição de Wagner em 1º turno como disse a folha baiana.
30. A galera está preocupada com a organização do reveillon Enchanté, com Ivete Sangalo, no Clube Espanhol. Ano passado foi um horror na organização. Faltaram bebidas geladas e a zorra.
31. O prefeito de Alagoinhas, Paulo Cézar, PSDB, disse num programa de rádio que estará alinhado com o governador Wagner, em 2010.
32. Um deputado daquela região me disse o seguinte: - Se ele cometer esse erro o PT toma-lhe a Prefeitura, em 2012.
33. Bela mensagem da deputada Virgínia Hage no out-door de final do ano.
34. A professora Cléo Meireles me disse que não dorme sem ler as Miudinhas. Santo pai! Dorme professora porque o Rasta do Pelô tá com ciúme.
35. Pensamento Picante do Dia: - O traje não revela o homem. Mas, por favor, não queira sair nu por aí.