Enquanto na maioria dos municípios o clima é Natal, em Lajedo do Tabocal (380 quilômetros de Salvador) é de campanha eleitoral. Desde o último dia 20 a campanha de rua foi liberada pelo Tribunal Regional Eleitoral.
A eleição será no dia sete de fevereiro de 2010 encerrando uma verdadeira batalha judicial que começou logo após as eleições municipais do ano passado. Disputam o pleito Mariângela Borges (PSB), tendo como vice- Emanuel Brocchini (PCdoB), conhecido como Noel, ambos da base aliada do governador Jaques Wagner, e Antônio Rodrigues (DEM), conhecido como Toé de Sú, com o vice- Dilson Santos (PMDB).
Toda a celeuma em Lajedo do Tabocal começou depois das eleições municipais do ano passado. O candidato, Reivaldo Fagundes (PDT) venceu por uma margem de pouco mais de 100 votos, mas foi considerado inelegível.
Com isso assumindo o cargo a candidata Mariângela Borges (PSB), a segunda colocada, que obteve 2076 votos. Ela chegou a ser diplomada mas não pode assumir devido a um recurso do oponente, daí para frente seguiram-se várias ações de ambas as partes, até que no último julgamento, no mês de novembro , foi definida uma nova votação para o dia sete de fevereiro.