vide
É um grande equívoco, a nota distribuída pela assessoria do ministro Gedel Vieira Lima, com anúncio de que ele vai vitoriar, neste sábado, obras que estariam sendo realizadas em Lauro de Freitas com recursos do Ministério da Integração Nacional e seriam inauguradas pelo governador Jaques Wagner no domingo, sem convidar o ministro.
Não se tratam das mesmas obras. O governador Jaques Wagner vai inaugurar a primeira das cinco etapas do PAC Lagoa da Base, obra executada pela Conder, portanto governo do Estado, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, através do Ministério das Cidades, da ordem de R$ 21.181.270,43, que incluem, além da drenagem e pavimentação asfáltica de 25 ruas e pavimentação em cimento de 20 caminhos desta primeira etapa, a construção de três conjuntos habitacionais com 296 moradias, 198 unidades sanitárias e melhorias em outras 585 moradias, creche e escola de primeiro grau, ampliação das redes de água e esgoto, drenagem e urbanização de duas lagoas, com implantação de pista de Cooper, parque infantil e área para ginástica.
A Prefeitura de Lauro de Freitas não foi informada da vistoria, tomou conhecimento através da imprensa, mas supõe que as obras que o ministro Gedel Vieira Lima visita neste sábado devem ser as do Programa Respostas aos Desastres, este, sim, do governo federal através do Ministério da Integração Nacional, no valor de R$7 milhões, executadas pela Prefeitura.
Estas obras foram vitoriadas recentemente por técnicos deste ministério, que aprovaram sua execução e cronograma, e incluem apenas construção de encostas, microdrenagem e recuperação de vias e prédios públicos. Por fim, a Prefeitura de Lauro de Freitas considera ambas as obras importantes para todos os moradores do município, que hoje conta com 156 mil habitantes, segundo o IBGE, e não os 70 mil informados erroneamente na nota distribuída pela assessoria do ministro. (Ápio Vinagre Nascimento)