Política

WAGNER DIZ QUE SUA EQUIPE CONSTRÓI UM PROJETO DE ESTADO PARA A BAHIA

Veja
| 17/12/2009 às 11:02
Wagner: "A sociedade e o Estado são definitivos e maiores do que o governo"
Foto: BJÁ
   O governador Jaques Wagner afirmou nesta quinta-feira, 17, durante o Seminário Pensar a Bahia - Construindo o Nosso Futuro que, independente das eleições de 2010, a sua equipe de governo está construindo um projeto de Estado, não um Plano de Governo, visando deixar um legado para o território baiano pelo menos até 2023 dada símbolo proposta pela Seplan, comemorativa dos 200 anos da Independência baiana do jugo português.

  "A sociedade e o Estado são definitivos e maiores do que o governo. Daí que estamos pensando programas e projetos sem nos apropriarmos disso, deixando um patrimônio para a Bahia" situou Wagner lembrando que seu plano não é um "mero jogo de marketing" e sim "um sonho grande com os pés no chão".

  Para o governador construir um projeto de Estado passa, necessariamente, pela inclusão social e pelo diálogo democrático. "A proposta não é resolver tudo e sim organizar um planejamento e ir mudando e adequando com a caminhada cheia de desafios, dentro do nosso projeto democrático e com justiça social", comentou.

  Entende Wagner que seu governo é um diferencial em relação aos passados, a Era ACM, com um olhar mais humanístico. E, portanto, com uma visão republicana e mais ampla da sociedade, em permanente diálogo. O Pensar a Bahia, no seu entendimento, não é um "mero exercício intelectual" e sim um olhar para a frente do Estado.

  PENSAR A BAHIA

  O encontro organizado pela Seplan conta as presenças do diretor de Negócios do BNB, Sérgio Rebouças Ferraro, de Elvio Lima Gaspar, do BNDES, representantes do empresariado baiano, secretários de Estado e do presidente do TCE, Manoel Castro, o qual, assinou o acordo de doação do Banco Mundial no valor de US$400 mil para fortalecer os sistemas de auditoria daquela corte.

  Para o secretário Walter Pinheiro, anfitrião do evento, a Bahia estará construindo seu futuro sem anular sua história, seu passado, e fez referências especiais ao professor e ex-deputado Vasco Neto, o qual, teve a grandeza e ousadia de pensar o futuro baianao, assim como Mário Leal Ferreira e Rômulo Almeida.

  Pinheiro enumerou algumas ações do governo Wagner que estão em execução, na recuperação de rodovias, no plano ferroviário e portuário, e na estratégia e logísitca que estão em curso. Segundo o secretário, o projeto do atual governo visa uma maior integração do território baiano e sua interligação com os centros de produção do país, quer com novos eixos rodoviários e a ferrovia Leste/Oeste.