Preocupada com a possibilidade de cerca de 500 pessoas ficarem sem emprego em Salvador, a deputada Lídice da Mata (PSB/BA) fez hoje da tribuna da Câmara apelo ao Ministro da Previdência Social, José Pimentel, para manter funcionando na capital baiana a Central 135 do INSS.
De acordo com informação divulgada no site oficial do Ministério, amanhã(17) o INSS realiza, pregão eletrônico para a contratação de uma nova central de atendimento telefônico. A empresa vencedora será responsável pelos serviços atualmente na unidade instalada em Salvador, cujo contrato se encerra no dia 4 de janeiro.
O clima entre os funcionários é de tensão porque a licitação não garante que o serviço será mantido na capital baiana, diz apenas que para facilitar a fiscalização e o gerenciamento das atividades, a Central deverá ser instalada em um município que seja sede de gerência executiva do INSS.
A exceção são as cidades de Recife e Caruaru, onde estão instaladas as duas outras centrais de atendimento. Todos os trabalhadores já receberam aviso prévio e se a empresa vencedora levar a central para outra localidade quase 500 pessoas ficarão sem emprego.
Em documento encaminhado a deputada, os funcionários alegam que a Central 135-BA é reconhecida pela própria Previdência como a de maior qualidade confirmado através das Pesquisas de Atendimento com os segurados, atende em média 530.000 chamadas/mês o que fechará o ano de 2009 com mais de 6.000.000 (seis milhões) de chamadas atendidas.