O líder do PT, deputado Paulo Rangel, vai apresentar à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa um projeto de lei no sentido de assegurar a participação de um trabalhador no conselho deliberativo das empresas públicas, de economia mista e autarquias, que será eleito pelos próprios trabalhadores. "Os governos defendem as empresas, o povo defende, mas por experiência própria, ninguém defende mais a sua empresa do que o próprio trabalhador", enfatiza o líder.
Além de beneficiar os trabalhadores, o projeto é uma forma de possibilitar a democratização no Estado da Bahia e consequentemente, no país. "Há de se fazer uma reforma política no Brasil, há de se fazer uma reforma tributária, uma reforma fiscal, mas temos que fazer também uma ampla reforma administrativa", declara Rangel. Para ele, o governo, tanto federal como estadual, tem feito com que o povo brasileiro experimente cada vez mais a democracia e a participação do trabalhador no conselho seria uma forma de ampliá-la.
Algumas empresas como a Coelba e a Light já atuam com representantes dos trabalhadores no conselho deliberativo. "Por incrível que pareça, nós não temos um representante na Eletrobrás, na Petrobras e na Chesf. A eleição de um representante no conselho é fundamental para melhorar a gestão das empresas. Além disso, a fiscalização e a transparência serão melhores e até mesmo melhor compreendidas pelos trabalhadores", destacou o líder.