"A criação do Prêmio de Melhor Desempenho nada mais é do que um incentivo à motivação dos professores e alunos, em busca da melhor qualidade do processo ensino-aprendizagem", explica Sobral. O projeto premia anualmente os três melhores alunos e os três melhores professores, em cada nível da rede municipal de ensino (Educação Básica e Fundamental).
Por meio de questionário simples, com perguntas objetivas, os alunos poderão avaliar seus professores e vice-versa. Para qualificar o desempenho dos docentes, serão considerados cursos de aperfeiçoamento realizados, facilidade de expressão, melhor metodologia de ensino, segurança na transmissão do conteúdo, conhecimento didático, liderança e criatividade em sala de aula, entre outros.
Já os critérios para análise dos estudantes incluem assiduidade, disciplina, respeito aos colegas e professores, avaliação do conhecimento e zelo com os materiais próprios e da escola.
Bolsa de estudos
Os alunos premiados farão excursões pela cidade de Salvador ou viagens a outros estados brasileiros, com visitação a museus e pólos de cultura, além de trocarem experiências acadêmicas nas universidades locais. Para os professores, o prêmio será concedido sob a forma de bolsas de estudos e de viagens educativas e culturais a outros estados.
Luizinho Sobral ressalta que a participação é restrita a professores e alunos matriculados nas unidades de ensino vinculadas aos onze Centros Regionais de Educação (CRE), definidos pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult). Para o vereador, o objetivo do projeto é promover uma disputa sadia entre cada centro educacional, para garantir a busca constante por uma nova qualidade de ensino e de aprendizagem._