Vide
O seminário sobre o Sistema Integrado de Gestão e Auditoria - SIGA, realizado segunda-feira (07/12) em Irecê reuniu 230 participantes (12 prefeitos, entre eles), sendo que das entidades jurisdicionadas à 11ª Inspetoria Regional de Controle Externo somente o município de América Dourada não enviou representante.
Os prefeitos que participaram foram os seguintes: Manoel Gabriel dos Santos Barra do Mendes, Orlando Amorim dos Santos Barro Alto, Ivanilton Oliveira Novais Cafarnaum, Ezenivaldo Alves Dourado - Canarana, Leonandes Santana da Silva Central, José Carlos Dourado das Virgens Irecê, Rui Dourado Araújo João Dourado, Ronaldo Almeida de Souza Jussara, Hermenilson Ferreira Carvalho Lapão, Cleová Oliveira Santos Morro do Chapéu, Roberto Carlos Alves de Souza Presidente Dutra e Pedro Rocha Filho Uibaí. Os prefeitos de Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Itaguaçu da Bahia, Mulungu do Morro, São Gabriel e Xique-Xique enviaram representantes.
O TCM, através das resoluções 1.255/07 e 1.267/08, instituiu o SIGA, para captura e transferência, por via eletrônica, dos dados e informações da gestão pública municipal, tornando possível aos seus técnicos o acompanhamento administrativo e facilitando o exercício da atividade fiscalizatória e auditorial de competência constitucional do tribunal. A Resolução 1.255/07 adverte que a remessa eletrônica dos dados dos demonstrativos mensais de receita e despesa dos órgãos e entidades municipais terá que ser acompanhada, obrigatoriamente, da remessa desses dados em forma documental, conforme as regras, instrumentos, prazos e datas anteriormente estabelecido.
Assim, a partir de janeiro do próximo ano, somente serão considerados como "recebidos" pelo tribunal os demonstrativos enviados por ambas as formas, documental e eletrônica. Para tanto, o tribunal vem realizando uma série de seminários e cursos para os jurisdicionados na capital e interior.