Política

FEIRA PROMOVE NOVO CONVÊNIO COM COOPERAÇÃO ANDINA FOMENTO PARA OBRAS

Veja
| 10/12/2009 às 08:27
Novo viaduto Airton Sena deve ser inaugurado ainda no final deste ano, em Feira
Foto: Jorge Magalhães

O Governo Municipal vai firmar convênio com a Corporação Andina de Fomento na manhã  desta quinta-feira (10), no Paço Municipal Maria Quitéria. De acordo com o secretário de Planejamento, Carlos Brito, a iniciativa visa elaborar projetos de intervenção na cidade. A diretora do Banco do Brasil, Moira Paz Estensoro, estará presente durante a assinatura.


 O prefeito Tarcízio Pimenta instalou, no início da noite desta quarta-feira (9), o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de Feira de Santana. A iniciativa marcou o encerramento do Seminário de Segurança Pública Para os Municípios, promovido durante todo o dia no Teatro Municipal Margarida Ribeiro, com a presença do secretário de Estado de Segurança Pública do Espírito Santo, Rodney Miranda, e da professora doutora Márcia Rodrigues, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que participaram de debates sobre a segurança pública.

Observou que muitas coisas já foram feitas, mas muitas outras precisam ainda devem ser feitas. "A partir daqui, a gente vai realizar debates entre a gente. Nós vamos instalar agora no Município de Feira de Santana, o Gabinete de Gestão Integrada, que já foi criado por decreto", destacou.

O Gabinete de Gestão Integrada será presidido pelo prefeito Tarcízio Pimenta. Também farão parte representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Prevenção à Violência, Polícia Rodoviária Federal e Ministério Público.


SEMINÁRIO

O Seminário de Segurança Pública Para os Municípios reuniu especialistas em segurança pública, dirigentes da Polícia Civil, Polícia Militar, lideranças políticas e comunitárias, no Teatro Municipal Margarida Ribeiro. Durante todo o dia, debates sobre a adoção de ações preventivas deram seqüência às exposições de experiências adotadas na área de segurança pública do Espírito Santo, pelo secretário Rodney Miranda, e a professora doutora Márcia Rodrigues.


O secretário de Estado Rodney Miranda, observou as conquistas obtidas com o uso da tecnologia da informação no dia-a-dia no trabalho desenvolvido na área de segurança pública. Com a utilização destes recursos, observou que em algumas cidades capixabas vem sendo levantados dados sobre o deslocamento espacial do criminoso, os meios para deslocamento e as rotas utilizadas em cada tipo de crime. Frutos destes levantamentos são definidas ações de combate e prevenção à violência.


O secretário de Desenvolvimento Social, Maurício Carvalho, observou que o seminário é um divisor de águas. "É um marco para o dia de hoje", observou, ao lamentar a influência das drogas sobre as crianças, com o tráfico utilizando crianças até mesmo na zona rural. E destacou as ações desenvolvidas pelo Governo Municipal, através de diversos programas de socialização.


O presidente da Associação dos Guardas Municipais de Feira de Santana, Marcus Vinícius, lamentou que a Bahia vem perdendo cerca de R$ 40 milhões de recursos do Pronasci para a segurança pública. "O que estamos vendo é o Governo do Estado pedindo ajuda aos municípios ao invés de ajudarem os municípios", revelou.