vide
Edson Duarte, Marina Silva, Bassuma e o deputado Mão Branca, em Juazeiro
Foto: Regina Lima
A senadora Marina Silva (PV/AC), que esteve neste domingo em Juazeiro, onde recebeu o titúlo da mais nova cidadã da cidade, aproveitou o último encontro que o partido realiza no interior baiano - foram 5 com o de hoje - e em entusiasmado discurso de agradecimento ao povo ribeirinho do São Francisco oficializou o nome do deputado Edson Duarte candidato ao Senado na eleição de 2010.
Ao reafirmar a decisão do PV em ter candidaturas próprias em vários Estados, inclusive a Bahia, a pré-candidata à presidência da República ressaltou o nome do deputado Luiz Bassuma - ex-companheiro seu por muito tempo no PT - e disse que tem orgulho em vê-lo como o potencial candidato ao governo da Bahia.
O deputado Edson Duarte, ao agradecer a Marina Silva, reafirmou que muito refletiu sobre continuar na política, estava mesmo desestimulado, "mas a senadora reinventou a esperança neste País, e depois de 18 anos na vida pública voltava a sentir-se disposto a enfrentar novos desafios para tornar o Brasil um lugar feliz para se viver".
Na sua fala, o presidente do PV baiano, Ivanilson Gomes, que também elogiou a decisão de Duarte integrar a chapa ao Senado, fez um balanço dos encontros do partido e reafirmou que a maioria deseja chapa própria em 2010 para o o governo da Bahia, citando o nome do deputado Luiz Bassuma como opção do PV. Dia 12, em Salvador, acontece o encontro estadual, na Faculdade de Arquitetura da UFBa, quando será anunciada os nomes da chapa.
Marina, que viaja no começo da semana para Copenhague, onde participa da Conferência do Clima, foi recepcionada por centenas de pessoas, maioria jovens, no aeroporto de Petrolina. Ao comentar sobre o panetonegate de Brasília, a pré-candidata do PV à sucessão de Lula disse que "a política perde muito com tudo isso, que a sociedade tende a desabonar os políticos de forma generalizada, mas quando os indivíduos falham, como o governador Arruda e seus comparsas, as instituições democráticas devem se levantar e corrigir os erros, punindo-os de forma exemplar".