Pela primeira vez, Judiciário e Legislativo se reúnem para discutir temas de interesse comum, como o controle de constitucionalidade das leis estaduais, questões orçamentárias, criação de cargos e sistema carcerário, reinserção social e segurança pública.
O Encontro contou com a presença de parlamentares de 11 estados brasileiros e do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes.
Na abertura, o presidente da Unale, deputado Clóvis Ferraz (BA) reafirmou a importância desse encontro que, segundo o ele, representa o marco inicial de um diálogo esperado a muito tempo. "Este encontro promove a oportunidade um diálogo maduro, qualificado e necessário para a construção do regramento ideal das atribuições constitucionais de cada poder constituído, no sentido de estabelecer total harmonia entre os mesmos", garante Ferraz.
O Corregedor Nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, apresenta o painel "Orçamento e Criação de Cargos no Poder Judiciário". Outras questões, como as informações sobre dados técnicos e as dificuldades com o orçamento do Poder Judiciário serão abordados pelo Secretário-Geral do CNJ, Rubens Curado.
O sistema carcerário, a reinserção social e a segurança pública estadual também estão em debate no último painel, presidido pelo Conselheiro Milton Nobre, Presidente da Comissão de Relacionamento Institucional e Comunicação do CNJ. O objetivo é discutir a reinserção social dos egressos do sistema carcerário como medida de fortalecimento da cidadania, garantia de direitos e combate à violência.
O encontro conta com a participação de 10 presidentes de assembleias, são eles: Domingos Filho (CE), também presidente do Colegiado dos Presidentes das Assembleias Legislativas; Marcelo Nilo (BA); Jorge Picciani (RJ); Mecias de Jesus (RR); Themístocles Filho (PI); Marcelo Tavares (MA); Jerson Domingos (MS); Domingos Juvenil (PA); Arthur Cunha Lima (PB); e Alberto Pinto Coelho (MG) na companhia do presidente da Unale, deputado Clóvis Ferraz (BA).