Política

"OPERAÇÃO EXPRESSO" PROVOCA ESTRAGOS NO PMDB E PAROU NA ASSEMBLEIA

vide
| 27/11/2009 às 20:18
Wagner corteja prefeita de Araci, Nenga (DEM), sob olhares de Muniz e José Carlos Araújo
Foto: Manu Dias
  Miudinhas globais:

  1. Ainda é cedo para se fazer uma avaliação sobre a dimensão dos prováveis estragos provocados pela "Operação Expresso" no PMDB e na candidatura Geddel ao governo da Bahia, em 2010, até porque ainda não houve uma reação deste partido e dos seus representantes como se esperava, a altura dos acontecimentos. Mas, certamente haverá, tanto na Assembleia; quanto na Câmara dos Deputados e também por parte de Geddel.

  2. É uma questão de tempo e de organização das ideias. Por ora, houve uma perda enorme na imagem do PMDB com associação a Geddel e citações ao nome do seu irmão Lúcio Vieira Lima nos prováveis atos de corrupção. De uma maneira geral, a população mais informada tem algeriza a convescotes de propina e corrupção. E não quer nem ouvir falar nessas pessoas como dirigentes.

  3. A tese de que a ação do governo foi política tem sentido, mas, na prática, não se sustenta porque a Polícia tem gravações, depoimentos, extratos, documentos e outros, que poderão ser fatais lá adiante no embate junto à imprensa e no plenário das casas legislativas. A questão é que existem suspeitas muito fortes de ilícitos e aí vence o debate quem tiver mais argumentos ou contra-argumentos ao que foi e será ainda exposto. (Vide na editoria de Política, parada do Expresso na Assembleia)

  4. Não se pode assegurar que este fato, associado às investigações na Secretaria da Indústria e Comércio, Sudic, Ibametro, abateram ou esmoreceram a candidautra Geddel ao governo do Estado. A questão básica é que essa candidatura, diante desses ou outros fatos, ainda não conseguiu decolar como os seus correligionários do PMDB esperavam.

  5. Está girando em círculos restritos e ninguém fala mais nos Encontros Regionais do PMDB que deveriam ser concluidos com uma grande apoteose. Os encontros foram congelados e o ministro, com base em pesquisas, tem procurado polarizar com Wagner, embora não consiga porque o governador não responde suas críticas, e está de olho mesmo é em Paulo Souto, candidato que considera seu adversário.

  6. Wagner não alterou sua agenda nem os propósitos políticos. Nesta sexta-feira, 27, esteve na região do Sisal inaugurando o BNB e pequenas obras. E, evidentemente, fazendo política. "Namorou" o que pode a prefeita Nenga, de Araci, um município governador pelo DEM. Nenga é carlista histórica. Mas, como se sabe, o "velho" faleceu tem dois anos e as nuvens da política andam com os ventos.

  7. "Quero saudar esta obra maravilhosa que o governador trouxe para a nossa Araci. Isso é uma demonstração da democracia que vigora hoje na Bahia. Eu, uma prefeita do DEM. Ele, um governador do PT. Wagner nos mostra uma maneira civilizada de governar", disse a prefeita Maria Edneide Pinho (Nenga), ao falar das sete unidades do Programa Saúde da Família entregues hoje pelo governador.
  
 8. Os municípios de Prado, Itapetinga e Paripiranga serão visitados neste final de semana pelo presidente do Democratas, Paulo Souto e comitiva. 

 9. Na noite desta sexta-feira (27), Souto participa, ao lado dos deputados federais José Carlos Aleluia, Luiz Carreira e Fábio Souto, os deputados estaduais Heraldo Rocha e Sandro Régis, o prefeito de Guanambi, Nilo Coelho e o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, de uma reunião com lideranças do DEM, do PSDB e de outros partidos do Extremo-Sul da Bahia, no Espaço Show.

 10. No sábado, a comitiva estará em Itapetinga, onde cumpre programação durante todo o dia, com destaque para um encontro no início da noite na Câmara Municipal.
No domingo, o grupo participa da Festa de Nossa Senhora do Patrocínio, padroeira de Paripiranga.
 
 11. No próximo domingo, 29, às 10 horas, em frente ao Farol da Barra, o Movimento SOS BARRA convida a todos os baianos para uma manifestação pela revitalização da Barra!  Todos de branco vão reivindicar a revitalização e obras de conservação de um dos maiores e belos cartões postais do nosso estado.

  12. O SOS Barra foi criado para tentar impedir a degradação do lugar mais bonito da Bahia e que esta no coração de todos os brasileiros. A Câmara Intinerante já se reuniu no Clube Cabana da Barra os líderes comunitários solicitaram várias providências, mas, a Prefeitura não deu a menor atenção.
  
  13. A Barra hoje é um mercadão a céu aberto onde tudo pode, a prostituição campeia e o tráfigo de drogas é intenso. Uma desordem generalizada sobretudo nas duas principais áreas o porto e o farol. A Guarda Municipal da Prefeitura é uma peça de ficção para os moradores e os fiscais da SESP aparecem de caju em caju.

  14. Os moradores dizem que são fiscais Copa do Mundo só aparecem de 4 em 4 anos.

  15. Um acidente ocorrido no início da manhã desta sexta-feira, dia 27, no quilômetro 518 da BR-101, provocou a morte do padre José Carlos Lima Santos, 43 anos, que cursava o 5º semestre de Direito na FTC Itabuna. Considerado um dos mais atuantes membros do clero da Diocese de Itabuna, o sacerdote trabalhava na Paróquia Senhora Santana, na cidade de Buerarema.

           
  16. José Carlos estava dirigindo o Golf de placa JQW-3895 que se chocou com um caminhão Mercedes-Benz, placa JLG-2601. A morte do acadêmico provocou comoção entre os estudantes de Direito da FTC e na comunidade regional. O religioso foi o criador da Fundação Reconto, que promovia a ressocialização de menores infratores com unidades nas cidades Canavieiras, Ilhéus e Itabuna.

           
   17. O diretor-geral da FTC Itabuna, professor Cristiano Lôbo, esteve com o bispo diocesano Dom Ceslau Stanula e familiares do sacerdote para manifestar os sentimentos de pesar em nome da Rede de Ensino FTC.

  18. O sepultamento está previsto para acontecer na manhã deste sábado (28), no Cemitério Campo Santo, logo após a celebração de missa de corpo presente na Catedral itabunense.


   19. As imagens do presidente da República e da ministra da Casa Civil nunca antes na história deste país haviam sido usadas para vender papel higiênico.Uma voz que imita Lula se põe a elogiar aspectos do PAC. Ele passa a palavra a Dilma e estranha sua ausência. A voz dela então ecoa lá do fundo: "Alfreeeeeedo!!!!". Lula retoma a cena e faz o resto do serviço.

  20. Vamos com calma pessoal. A democracia também exige respeito às pessoas.

  21. O ex-governador Waldir Pires manifestou hoje a disposição de disputar uma cadeira no Senado, embora saiba da dificuldade de obter a indicação porque "há certo preconceito" contra pessoas de sua idade. Nascido em 1926, Waldir completou 83 anos no mês passado.


  22. A declaração do ex-governador foi dada na Assembleia Legislativa, quando conversava num grupo momentos antes de sua participação em sessão especial proposta pela deputada Fátima Nunes (PT) para marcar a passagem, também no mês passado, justamente do Dia do Idoso.

  23. A SEFAZ municipal de Salvador está em pé de guerra. Ninguém se entende por lá e os auditores entregam cargos na segunda-feira, 30.

  24. O PED do PT na Bahia, a rigor, não existiu. Pode até se falar em disputa, democracia, etc, mas, na realidade houve uma acordão comandado por Wagner e Jonas Paulo foi reeleito por aclamação.

  25. Na eleição para o Diretório Municipal aí sim houve disputa com a corrente de Nelson Pelegrino vencendo o pleito com a vereadora Marta Rodrigues. Se Pelegrino terá forças para ser o candidato a prefeito de Salvador, em 2012, é outra história, Mas, deu um importante passo à frente.

  26. O ministro Juca Ferreira, da Cultura, encontrou seu "guarani": a imprensa. Segundo ele, jornalistas são pagos para mentir. Cara de pau esse camarada.

  27. Advogado liga para o BJá e diz que, embora tenha 3 carros, juntos não dão uma caminhonete entre tantas que viu no dia da eleição da OAB, no pátio do CCB. 

  28. A mulher de Berlusconi, premier italiano, quer uma pensão de R$9 milhões por mês. Que mulher gulosa é essa!

  29. A boite Maria e João na Pituba presenteia os moradores do local com som nas alturas até as madrugadas deste final de semana. É a cidade sem lei.

  30. Pela terceira vez nos últimos meses, a Corte Suprema de Justiça de Honduras se posicionou contra o líder deposto, Manuel Zelaya, cuja restituição será decidida na quarta-feira pelo Congresso. Em parecer enviado ao Parlamento, a instância máxima do Judiciário diz que Zelaya tem de responder a seis crimes, entre os quais o de traição à pátria por ter buscado uma nova Constituição.


  31. Em discurso na Câmara Municipal o vereador Téo Senna (PTC) criticou o programa "Água para todos", do governo estadual que, segundo ele, vem gastando milhões em publicidade e "não conseguiu trazer água para todos em Salvador".


  32. Como exemplo, citou o Conjunto Antonio Carlos Magalhães (ACM), também conhecido como Coroado, em São Marcos, onde constantemente falta água, causando grandes transtornos à população e aos moradores do local


  33. As obras da Prefeitura no Jardim Apipela estão paradas há 40 dias. As placas do Banho de Luz da Prefeitura continuam por lá. Acham que os moradores do local são idiotas.

  34.  O Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou as contas das câmaras de Governador Mangabeira, Ibipeba, Maracás, Tapiramutá e Tucano, relativas ao exercício de 2008.

  35. À exceção de Ibipeba, os demais gestores foram multados, mas ainda cabe recurso das decisões. O presidente da Câmara de Governador Mangabeira, Albano Fonseca Ferreira Sales, teve representação encaminhada ao Ministério Público e terá de restrituir R$ 26 mil aos cofres municipais.

  36. Anatomia do crime organizado, financiamento ao terrorismo, narcotráfico e paraísos fiscais estão entre os temas que serão abordados no 'Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD) - Módulo II', curso que será realizado pelo Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco).

  37. Apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MP (Ceaf), de 2 a 4 de dezembro próximo, no auditório do MP. Destinado a procuradores e promotores de Justiça, procuradores da República e do Estado, desembargadores e juízes de Direito, delegados das Polícia Federal e Civil e auditores da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, o evento será aberto às 9h do dia 2 pelo secretário nacional de Justiça Romeu Tuma Júnior.

  38. Durante a viagem que fez na noite desta sexta-feira (27) ao município de Prado, Paulo Souto abonou a ficha de filiação de André Pedrosa ao DEM. O empresário, que até o primeiro semestre deste ano pertencia PT, deixou a legenda do governador Wagner após muitos anos de petismo, por apostar que o projeto do DEM é melhor para a Bahia.
  39. Tido pela população como uma das principais lideranças políticas local, Pedrosa foi indicado por Souto para presidir o Democratas do município.