Política

CERB FAZ CONVÊNIO C/ INDÚSTRIA NUCLEARES P/ ESTUDO GEOFÍSICO EM CAETIÉ

vide
| 26/11/2009 às 14:56
O governador Jaques Wagner vai autorizar a Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb) proceder a elaboração de um convênio com as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e a Prefeitura Municipal de Caetité, objetivando a realização de estudos hidrogeológicos, hidrogeoquímicos e geofísico na região.
 
Esse convênio é uma cooperação técnica para realização conjunta de atividades que possibilitem um conhecimento mais detalhado de parâmetros que regulam a dinâmica das águas subterrâneas e suas características físico-químicas no âmbito da província uranífera de Lagoa Real, de Caetité e Livramento de Nossa Senhora, a fim de atender às necessidades sociais da região e industriais da INB.

Segundo Cícero Monteiro, presidente da Cerb, essas atividades serão desenvolvidas num prazo de nove meses, quando será feito um levantamento e análise de toda a documentação existente, seguido de um diagnóstico geológico e hidrogeológico da área.

Ele adiantou ainda que a Cerb vai disponibilizar o seu banco de dados e também os técnicos para acompanhamento e participação dos estudos. Já as análises das águas serão feitas através dos laboratórios da UFBa e do Cetind/Senai. A INB é vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, que tem sua sede na cidade do Rio de Janeiro e está presente nos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.