Em discurso no Plenário da Câmara nesta quarta-feira, 25, Souto disse que o quadro da área de saúde na Bahia é sombrio. "A dengue e a meningite já mataram quase 200 pessoas este ano. A ocorrência de meningite meningocócica tipo C cresceu 27% no Estado, avançando principalmente na região de Porto Seguro, Arraial d'Ajuda e Trancoso. Além dos evidentes prejuízos em termos de vidas humanas, o recente surto tem provocado também consideráveis perdas econômicas, devido à importância turística da região", destacou.
O parlamentar justificou a gravidade da situação ao descaso do Governo. "Falta prevenção, faltam médicos, faltam recursos, falta competência para gerenciar a saúde na Bahia. O Executivo é o maior culpado, pois não tem capacidade de gerir setor de importância fundamental para o bem-estar da população baiana", finalizou.
Protesto em Salvador
Cerca de 50 moradores do bairro Caixa D'Água, na periferia da capital baiana, bloquearam a passagem de carros e queimaram pneus em uma rodovia para protestar a pedido de vacinação gratuita contra a meningite. Dois garotos com menos de 10 anos, residentes do lugar, morreram esta semana vítimas da doença. A vacina nas clínicas particulares da cidade custa em média R$ 120.