A vereadora Olívia Santana (PCdoB) reagiu com indignação à cena exibida na novela Viver a Vida, da Rede Globo de Televisão, em que a protagonista Taís Araujo se a ajoelhou aos pés de Lília Cabral para pedir perdão e foi esbofeteada, no capítulo que foi ao ar na semana em foi comemorado o Dia da Consciência Negra.
Na opinião da vereadora, "faltou sensibilidade e conexão com o momento" por parte do autor Manoel Carlos. Olívia defendeu uma maior participação dos negros na televisão brasileira, "mas que aconteça de uma forma mais digna e qualificada. A Rede Globo, em suas novelas, não consegue inserir o negro de maneira altiva e afirmativa", declarou.
A vereadora citou vários exemplos de subordinação dos negros em relação aos brancos nas novelas da emissora e achou precipitada a premiação do autor Manoel Carlos no prêmio Raça Negra, uma semana antes da exibição da cena.
"Isso demonstra que não devemos premiar e agraciar nenhum autor antes que a novela acabe. Ele deu um tiro no pé. Essa cena foi muito ruim e infeliz", opinou.