Política

SOUTO DIZ EM BONFIM QUE BAHIA ESTÁ REFÉM DA VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE

vide
| 22/11/2009 às 12:01

  Se vier aceitar a disputa em 2010, não será por vaidade - até porque já fui governador por duas vezes -, mas será por amor a Bahia, será porque não me conformo em ver o que estão fazendo com a minha terra e com os meus conterrâneos". A declaração foi dada neste sábado (21), em Senhor do Bonfim, pelo presidente estadual do DEM, o ex-governador Paulo Souto, durante um encontro que reuniu dezenas de lideranças entre parlamentares, prefeitos, ex-prefeitos e vereadores.


Segundo Souto, a Bahia hoje é um estado refém da violência e da criminalidade no qual 12 mil baianos foram assassinados em apenas três anos de gestão do PT. "A falta de ação do atual governo é que levou a esta tragédia que vivemos atualmente na Segurança Pública e essa mesma falta de ação que está fazendo nosso estado perder a posição de liderança do Nordeste, pois este governo não luta pelos interesses da Bahia", disse.


Souto fundamentou seus argumentos citando os recentes episódios de investimentos federais que poderiam ter vindo para a Bahia, mas que foram levados para outros estados. "Quem ouviu, em algum momento sequer, alguma palavra de protesto do governador quando fomos preteridos pelo governo federal, que preferiu levar para Pernambuco os pólos téxtil e naval? Ninguém, porque este governo não defende a Bahia e, entre o nosso estado e a vontade do partido (o PT), eles ficam sempre com o partido e contra a Bahia", declarou.


Interior


A visita de Paulo Souto a Senhor do Bonfim faz parte da estratégia que DEM e PSDB traçaram para estreitar os contatos com lideranças do interior, visando agregar apoios para fortalecer a coligação dos dois partidos para as eleições do próximo ano. Antes de seguir para Bonfim, Souto, acompanhado dos deputados ACM Neto, José Carlos Aleluia, Paulo Magalhães, Gildásio Penedo e do ex-prefeito de Feria, José Ronaldo, esteve em Paripiranga, onde foi palestrante no 2º Seminário sobre Desenvolvimento sustentável da Faculdade AGES.


De Paripiranga, o grupo seguiu para Senhor do Bonfim, onde já eram aguardados pelos deputados estaduais Elmar Nascimento (PR), Carlos Gaban (DEM) e pelo federal João Almeida (PSDB) e por centenas de lideranças que aguardaram a chegada do ex-governador  na entrada da cidade e, em carreata, seguiram até a Câmara Municipal, onde participaram de um encontro político.


Paulo Souto disse que ficou emocionado com a reação dos moradores de Bonfim à sua presença. "Foi muito gratificante ser recebido com sorrisos, braços abertos e olhos cheios de esperança de que venceremos este momento de dificuldade que a Bahia atravessa. Essa reação espontânea da população nos dá força", declarou.


Após o encontro em Senhor do Bonfim, a comitiva seguiu para o povoado de Quicé, onde participaram da Festa do Leite. Segundo o deputado Elmar Nascimento, os produtores da região chegam a beneficiar 20 mil litros por dia de leite, graças aos investimentos feitos por Paulo Souto, quando este era governador, na compra de uma usina de resfriamento de leite, entregue à Associação dos Produtores de Leite do Quicé.