Política

VALMIR ASSUNÇÃO RECEBE MEDALHA ZUMBI DOS PALMARES NA CÂMARA VEREADORES

veja
| 20/11/2009 às 07:19

Não deu para quem quis. "A sessão mais concorrida desta legislatura", palavras do autor da iniciativa, o vereador Henrique Carballal (PT), entregou a Medalha Zumbi dos Palmares ao secretário de desenvolvimento social e combate à pobreza do estado da Bahia, Valmir Assunção, na noite de quinta-feira (19), no plenário da Câmara Municipal de Salvador.


A luta nos movimentos sociais desenvolvidos pelo homenageado à frente da secretária, onde comandou importantes ações que ganharam destaque nacional, motivaram Carballal a realizar a homenagem na véspera do Dia da Consciência Negra.

Orgulhoso e honrado pelo recebimento da condecoração, o secretário declarou que a medalha "é um resgate da história do povo negro brasileiro. Os sem-terra, a militância do movimento negro, o movimento das mulheres e todos aqueles que lutam contra as desigualdades, também estão sendo representados neste momento".


Após pedir a benção aos orixás, Carballal, em seu discurso, ressaltou a importância dos trabalhos realizados pelo homenageado e, repetindo o slogan de Barack Obama "Yes, we can!", apoiou a necessidade da candidatura de um negro a senador da república. "Não existe nome melhor do que o de Valmir", afirmou.


Câmara lotada


Com o Plenário Cosme de Farias completamente lotado, o público que não conseguiu entrar teve que assistir a solenidade através de um telão instalado dentro das dependências da Câmara.

A mesa da sessão especial foi composta por: vereador Moisés Rocha (PT), que presidiu os trabalhos; Ailton Ferreira, secretário municipal da reparação; Maria Rita Pontes, presidente das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid); Vera Lúcia Barbosa, da direção nacional do Movimento Sem Terra (MST); Samuel Vida, professor da Universidade Federal da Bahia (UfBa); Sérgio São Bernardo, professor da Universidade Estadual da Bahia (Uneb); professor Jorge Portugal, além do autor do requerimento e do homenageado.


Valmir Assunção


Foi o primeiro negro e nordestino a integrar a direção nacional do MST e é hoje uma das suas principais expressões. Assumiu o primeiro mandato de deputado estadual em 2005, foi vice-líder da bancada do PT, presidiu a Comissão Especial de Assuntos da Comunidade Afro-descendente, vice-presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural e membro das comissões especiais da Fome e do Cacau.

Em janeiro de 2007, assumiu a pasta de secretário do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado (SEDES), respaldado pelos 68 mil e 302 votos, que o fizeram deputado estadual petista mais votado da Bahia.