Médico ortopedista, Alan Sanches foi um dos palestrantes convidados, juntamente com o também ortopedista Otto Alencar, conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, e de médicos de diversas outras especialidades, como endocrinologia e ginecologia. A jornada é presidida pelo médico Everaldo Júnior.
Alan Sanches falou sobre a osteoporose e as conseqüências da doença para os idosos, que têm seus ossos enfraquecidos pela perda de cálcio, o que ocasiona fraturas. O evento, segundo Alan, é uma oportunidade de promover a troca de informações entre as especialidades, além de levar informações de qualidade à comunidade. "É uma atividade gratuita e importante para fortalecer a busca pela prevenção, já que medicina não se faz só com tratamento, mas, sobretudo, com prevenção", disse Alan.
A presidente do Clube da Terceira Idade, Zete Ribeiro, destacou a importância da jornada para toda a população de Santo Antônio de Jesus. "A osteoporose também atinge pessoas mais jovens e, por isso, é importante a busca pela informação". Alan Sanches destacou o caráter multidisciplinar da jornada, que também prestou orientações sobre o Programa Saúde da Família (PSF), com o médico Álvaro Bessa.