O cantor, sanfoneiro e compositor Targino Gondim, nascido em Salgueiro (PE), recebeu na tarde da última quinta-feira, (12 de novembro), o título de cidadão baiano, durante cerimônia no Plenário do Palácio Dep. Luiz Eduardo Magalhães.
Na sessão, entre as homenagens, uma apresentação do coral da ALBA e um vídeo sobre a trajetória do cantor e sua luta até o sucesso. Como autor do projeto, o deputado Roberto Carlos, falou sobre a identificação que tem com o cantor, pela simplicidade.
"Muito me honra Targino, ser o autor desse projeto, esta casa torna de fato, o que já era de direito. Esse é o meu primeiro título nesta casa porque sei da importância de uma homenagem como esta; é necessário que o agraciado seja antes reconhecido nas ruas, que seja acolhido pelo seu povo, que todos tenham orgulho de serem irmãos. Ser cidadão é assumir responsabilidade com o Estado, coisa que este rapaz já tem. Juazeiro se orgulha, a Bahia se orgulha desse filho. Com a música "Esperando na Janela", você ganhou o mundo, Targino, e, com este título, a Bahia é que ganha um filho".
Depois das homenagens, Targino agradeceu pelo titulo e ratificou seu amor pela cidade de Juazeiro e pela Bahia. "Muito obrigado, eu sou o mesmo homem dedicado à minha terra, desde quando comecei cantando minhas primeiras músicas, ainda amador. Cheguei aqui na Bahia com minha família ainda em 1974 e construí minha vida. Este é meu lugar. Muito obrigado e, como cantor, quero agradecer cantando". Finalizou tocando e cantando o seu maior sucesso, o clássico "Esperando na janela".
O presidente da Alba, o deputado Marcelo Nilo se disse orgulhoso com a concessão do título ao artista. "É um orgulho poder lhe conceder este título e o Deputado Roberto Carlos com essa iniciativa deixa seu nome inscrito nos anais desta Casa", pontuou o deputado