Projetos nas áreas de saúde, transporte, lazer e cultura foram as principais reivindicações feitas durante a terceira sessão itinerante do projeto Câmara Vai aos Bairros, realizada nesta terça-feira (10), na Primeira Igreja Batista, em São Caetano. A Casa Legislativa levou toda a infra-estrutura necessária para aproximar vereadores e moradores da comunidade e adjacências, que pediram por melhorias e ações concretas.
A construção de um posto de saúde no bairro foi o que pediu o presidente do Conselho dos Moradores da Boa Vista de São Caetano, Francisco Coelho. "Se saúde é um direito universal, queremos o nosso posto de saúde, pleito antigo, feito à prefeitura", denunciou Francisco. Soluções para o trânsito congestionado e para o mercado informal instalado no bairro foram as solicitações de Moacir Reis, morador de São Caetano.
Os jovens do bairro também foram representados por líderes comunitários, que destacaram a falta de investimentos em lazer e cultura. A criação de um espaço cultural e melhorias na praça de lazer do Conjunto Reitor Miguel Calmon foram algumas das sugestões. O professor de educação física Genisson Moreira aproveitou a oportunidade para entregar à Mesa Diretora projetos direcionados à área de esportes.
Ações concretas
A vereadora Aladilce Souza (PC do B), líder da oposição na Câmara, reforçou a necessidade de se dar continuidade ao projeto itinerante e parabenizou as intervenções feitas por moradores. Aladilce também chamou atenção para os problemas enfrentados na área da saúde, questionando a atual gestão do Executivo Municipal.
Líder do governo na Casa, o vereador Pedro Godinho (PMDB) ressaltou que o enfretamento da questão demanda maior compreensão pela população. "É preciso que se diga que administrar a cidade de Salvador, que possui a penúltima renda per capta do país, é uma equação dificílima", explicou. Godinho destacou que o posto de saúde é uma reivindicação a ser priorizada.
Sobre a questão, o presidente da Câmara, vereador Alan Sanches (PMDB), destacou que a Casa Legislativa estará atenta às ações do secretário de Saúde, José Carlos Brito. "O secretário afirmou que o posto de saúde ficará pronto em cinco meses. Estaremos acompanhando de perto", disse Alan Sanches.
A participação dos moradores na sessão foi elogiada pelo vereador Orlando Palhinha (PSB): "A comunidade unida jamais será vencida. A população pode contar hoje com vereadores que trabalham pela comunidade". Para seguir o exemplo da primeira sessão itinerante do projeto, na Barra, a vereadora Vânia Galvão (PT) disse ser fundamental a realização de um "choque de ordem", para concretizar as demandas da comunidade.
O presidente Alan Sanches considerou positiva a sessão, por dar oportunidade à população de fazer seus requerimentos ao Poder Público. "A Câmara fará seu papel, encaminhando os pleitos para as secretarias e superintendências competentes", afirmou.