(Atualizada às 20h12min)
O governador Jaques Wagner embarcou neste domingo (8) em missão comercial aos países de El Salvador e República Dominicana.
Além de encontros entre Wagner e os presidentes desses países, estão previstas também assinatura de cartas de intenção para cooperação técnica na área do trabalho decente.
Na programação da viagem, que dura até dia 12, ainda constam palestras do governador nas sessões plenárias do Conselho Superior do Trabalho de El Salvador, sobre a construção da Agenda Bahia do Trabalho Decente, e do Conselho Econômico, Social e Institucional da República Dominicana, quando Wagner abordará a importância do diálogo social para o fortalecimento da democracia.
Além do governador, viajaram o chefe de gabinete Fernando Schmidt e a primeira dama Fátima Mendonça.
(Matéria de 14h05min)
Uma programação festiva com alvorada, desfile de fanfarras, apresentações culturais e disputas esportivas marcaram, neste sábado (07), a comemoração pelos 48 anos de emancipação política da cidade de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador.
Durante a festa, foi reinaugurado o estádio municipal Reitor Edgar Santos, que passou por uma ampla reforma e teve gramado, arquibancada e vestiários recuperados. A cidade também ganhou três novas viaturas e 14 motos, que através de um convênio entre a prefeitura e o Governo do Estado vão reforçar a segurança no município.
Água Para Todos
O governador Jaques Wagner que participou das comemorações anunciou a construção do sistema de abastecimento de água para a zona rural da cidade. A obra faz parte do programa Água Para Todos, que já levou água tratada para mais de 1,5 milhão de baianos.
"Esse é o tipo de obra que ninguém fazia, por que não dá visibilidade, nem pode ser batizada. Mas nós estamos fazendo e dando dignidade ao povo da Bahia. Aqui em Simões Filho serão 14 mil metros de tubo e sete tanques para aumentar a oferta de água em Palmeiras e Pitanga de palmeiras", disse o governador.
Além do sistema de abastecimento de água o município de Simões Filho recebeu investimento de R$ 34 milhões de reais para a construção do sistema de esgotamento sanitário. "Os recursos são do governo federal através do Pac do saneamento e do Governo do Estado através da Embasa. Quando a obra estiver concluída 80% da cidade vai ter rede de esgoto", comemorou Wagner.
Para o prefeito de Simões Filho, Eduardo Alencar, as obras de saneamento vão deixar a cidade mais limpa e evitar problemas de saúde. "Simões Filho está feliz hoje com as boas lembranças do passado e a perspectiva de um futuro ainda melhor".
Localizada na Região Metropolitana da capital, Simões Filho pertencia ao município de Salvador até 1961, quando foi emancipada no dia 7 de novembro, através da Lei Estadual nº 1538.
Com a emancipação o então distrito de "Água Comprida", passou a ser chamado de Simões Filho, em homenagem ao jornalista Ernesto Simões Filho. A partir daí a cidade cresceu impulsionada pela industrialização. Hoje tem 114 mil habitantes e cerca de 200 indústrias funcionando.