No dia 22 de novembro, a militância do PT irá às urnas para escolher as suas direções partidárias em âmbito municipal, estadual e nacional. O PED é um instrumento que o PT construiu buscando garantir maior democracia interna de modo que as eleições devem servir ainda para estimular e ampliar o debate sobre os rumos do Partido.
No plano nacional, apóio a candidatura da companheira Iriny Lopes é que mais representa o compromisso com a luta pelo socialismo. Iriny é uma lutadora social, fundadora do PT e que hoje é dirigente partidária e deputada federal. Em toda essa trajetória sempre esteve ao lado da luta pela reforma agrária, pelos direitos humanos, pelos direitos das mulheres. A sua candidatura nos traz a perspectiva de termos um partido comprometido com os movimentos sociais, com os partidos da esquerda, com a intelectualidade progressista.
Aqui no Estado, temos quatro candidaturas que representam esta opção de esquerda, são elas: a candidatura do companheiro Benjamin da Tendência Marxista, a companheira Maria da Conceição, da corrente Brasil Socialista, o companheiro Kazu, representando o Movimento PT e o companheiro Tranqüilo da corrente O Trabalho. São quatro candidatura importantes com as quais temos a honra de dialogar e que apoiamos firmemente tendo em vista fortalecer as formulações e propostas de esquerda para o Partido no estado.
Em Salvador apoio e voto em Henrique Carballal, companheiro que tem dado uma grande demonstração de construção coletiva nesse processo ao articular uma forte chapa de apoio à sua candidatura com a participação de companheiros decisivos como o Secretário Valmir Assunção e o Secretário Walter Pinheiro. Vereador pelo PT em seu primeiro mandato, Carballal representa uma nova geração de dirigentes petistas que vem demonstrando uma grande capacidade de dialogar internamente e também com os aliados ao nosso projeto.
Finalmente, em 2010, elegeremos uma mulher de esquerda para presidente da República. Em 2009, elegeremos uma mulher de esquerda para a presidência nacional do PT. Na Bahia, reelegeremos nosso companheiro Jaques Wagner e teremos o companheiro Henrique Carballal à frente da grande campanha na cidade do Salvador.
Trabalhemos para que as idéias socialistas, democráticas e populares tornem-se política e culturalmente hegemônicas. É isto que dará permanência para nossa luta, que nos fortalecerá para enfrentar os desafios que temos pela frente.
*Marcelino Galo, é membro do Diretório Nacional do PT e foi presidente estadual do PT da Bahia entre 2005 e 2007.