Pindaí sediou a 4ª edição da EXPOLEITE 2009, cumprindo o calendário de ser um evento itinerante em função de a cada ano ser realizada em cada uma das 15 cidades da região que compõe a escala do calendário da feira.
Organizado pelo Fórum Regional da Bovinocultura de Leite do Território Sertão Produtivo em parceria com a prefeitura de Pindaí e demais prefeituras da região, o evento tem a finalidade de levar aos produtores tecnologia para produzir com qualidade e lucratividade o seu produto alvo: o leite.
Seminários, palestras, dia de campo e todo suporte teórico e técnico para os produtores, marcaram os três dias 16, 17 e 18/10, do fórum regional que tem nova marca de segmento nesta quarta edição: a Apicultura, que já conta com o incentivo de toda a região, tanto em produção como em público consumidor. Estima-se até o final deste ano um armazenamento de 15 kg, abrindo assim, uma nova possibilidade para a exportação do produto.
EXPOLEITE
O presidente do PMDB da Bahia, Lúcio Vieira Lima, participou da abertura da EXPOLEITE 2009 na sexta feira, 16 de outubro, no Parque de Exposições, acompanhado do prefeito de Pindaí, Lourivaldo Teixeira - Loro (PMDB), do prefeito de Licínio de Almeida, Dr. Alan Lacerda (PV), do prefeito de Malhada, Valdemar Lacerda - Dezin (PMDB), do presidente do PMDB de Matina, Welton, secretários, vereadores e lideranças Na ocasião, visitou o local onde pode observar de perto o incentivo que esses produtores recebem através dos órgãos responsáveis. Foi constatemente abordado pela população que o parabenizava pelo crescimento da candidatura do ministro Geddel Vieira Lima ao governo do estado.
"Vejo esse fórum com bastante otimismo. Além de gerar 600 empregos diretos, traz retorno financeiro significativo para o município", declarou o prefeito Loro. "Hoje também estamos comemorando a vinda da adutora de água para o município de Pindaí que irá beneficiar os seus distritos Guirapá e Paus Preto. Além, do sistema de esgotamento sanitário do município. A população está em festa", finalizou.
A adutora e o sistema de esgotamento é uma parceria do governo federal, através do Ministério da Integração Nacional representado pelo DNOCS/CODEVASF, e da prefeitura de Pindaí.