Mais uma vez o senador César Borges alerta para a questão da segurança pública na Bahia. No último domingo (18), no Encontro Regional do Partido da República (PR) no município de Itapetinga, César Borges disse que o problema do tráfico de drogas é um dos maiores problemas do Estado e comparou Salvador à cidade do Rio de Janeiro.
"Vejam o que aconteceu no Rio de Janeiro. Helicópteros sendo derrubados. É o Estado que não consegue mais governar em áreas do Rio de Janeiro. E eu quero dizer aos senhores, lamentavelmente, isso também está acontecendo aqui na Bahia". O senador lembrou o recente ataque a ônibus e a módulos policiais insuflados por quadrilhas de narcotraficantes. "Se antes era o policial que caçava o bandido, hoje é o bandido que caça o policial. E tudo isso financiado com o dinheiro das drogas. E não se faz o combate", lamentou o senador.
Para César Borges, "essa é a guerra do crime organizado contra um governo desorganizado". E acrescentou:"eu vejo o governador do Estado dizer que a essa questão de desova de pessoas, de jovens - e, veja bem os senhores, jovens de 15 a 24 anos. A nossa juventude está sendo morta, liquidada. E o governante diz que não, que isso é guerras de gangues". O senador lembrou que são jovens que estão sendo mortos e que "o governo não pode lavar as mãos".
Em seu discurso no encontro, o senador criticou a ineficiência do Governo do Estado. "Eu acho que um governador, para ser um bom governador, não pode ficar apenas no discurso. Ele tem que fazer a ação e ação significa obras". César Borges disse que, quando esteve à frente do governo da Bahia, realizou uma série de obras estruturantes no Estado, inclusive em Itapetinga.
"Eu me recordo da recuperação que nós fizemos da BR-415, do trecho de Itapetinga a Itororó, a recuperação da estrada que estava praticamente intransitável, de Itapetinga para Macarani. Do início da estrada de Itapetinga para Caatiba". César falou também da continuidade da implantação Azaléia, trazida para a Bahia pelo ex-governador Paulo Souto, gerando emprego em toda a região. Também foram obras do governo César Borges a recuperação do parque da Matinha, do Parque da Lagoa e a construção da Avenida Paulo Souto, ligando o distrito industrial ao centro da cidade. O centro comercial de Itapetinga passou por um processo de completa revitalização.
César Borges deu destaque à construção do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, que foi implantado em 25 municípios. "Eu fiquei muito triste ao saber que o colégio que construímos em Itapetinga está mal tratado, sem receber manutenção". O senador perguntou ao público quantas salas de aula foram feitas na atual gestão do governo do Estado.
"Se há um político que pode sair de cabeça erguida pelas ruas de Itapetinga, senador, é o senhor. E o povo saberá reconhecer isso sempre", disse o vice-prefeito de Itapetinga, Edilson Lima (PR), para César Borges em seu discurso.
O presidente municipal do Partido, Gildásio Queiroz, falou que o objetivo do encontro é unir e fortalecer a legenda no interior. O deputado federal Maurício Trindade, que acompanhou o senador na visita a Itapetinga, falou da aprovação do mandato do senador César Borges no interior, apontada pelas pesquisas. Também estiveram presentes o senador Magno Malta (PR-ES), Roberta Pires Ferreira, presidente do PR Jovem da Bahia e Iêda Brasília, representando a presidente do PR Mulher, Tércia Borges. Roberta e Iêda estiveram no encontro de Itapetinga para a fundação do PR mulher e do PR Jovem no município.