Lula encontrou-se com os trabalhadores que operam as perfuratrizes que escavam parte do Eixo Leste que levará água do São Francisco para o sertão Pernambucano e agreste da Paraíba. Durante a vistoria, Lula recebeu informações sobre o atual estágio da obra fornecidas pelo Ministro Geddel Vieira Lima e pelo coordenador do projeto São Francisco e secretário-executivo da Integração Nacional, João Santana.
O Ministério da Integração Nacional é responsável pela obra que levará água para mais de 12 milhões de pessoas dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Em entrevista, o Ministro destacou a quantidade de empregos que o Projeto São Francisco criou nos últimos dois anos. "São mais de 8 mil empregos diretos e devemos chegar a 10 mil até o final deste ano. As obras avançam e a previsão é de concluirmos o Eixo Leste até o final de 2010", destacou.
"O Projeto São Francisco é uma realidade que está mudando o Nordeste", disse Geddel. Ele destacou os benefícios das ações do governo federal na área de influência do São Francisco, desde as ações de revitalização, programas ambientais e a construção dos canais de integração. "A obra é ambientalmente sustentável e tem como prioridade absoluta o abastecimento humano", garantiu.
Trabalham atualmente no lote 11 cerca de 1.250 trabalhadores no canteiro do Consócio OAS/Queiroz Galvão/Barbosa Melo/Coesa, responsável pela construção de cerca de 40 quilômetros de canal, aquedutos e estações de bombeamento.