Política

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA ESCLARECE SEGUDA SOBRE PROJETO APOSENTADORIA

Vide
| 15/10/2009 às 22:34
O presidente Marcelo Nilo dá coletiva à imprensa, 11h, na segunda-feira
Foto: Nublog
   (Atualizada na sexta-feira, 16, às 12h52min)

   O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT) dará uma coletia à imprensa na segunda-feira, 19, no Salão Nobre da Casa, às 11h, quando falará sobre o projeto de lei que concede através de Emenda Constitucional aposentadoria vitalícia a governadores.

   Pelo exposto até agora, por telefone de Paris, o presidente diz que não está disposto a retirar o projeto da Mesa, uma vez que considera justo, não havendo qualquer tipo de imoralidade de apreço como alguns setores da Oposição querem classificar.

  Para o chefe da Agecom, Robinson Almeida, o governador Wagner se quizesse já teria requerido aposentadoria proporcional na Câmara dos Deputados, mas, não o fez porque foi ministro de Estado e hoje é governador e tem uma postura ética em relação a esse tema.

   O sentimento na Casa é de que, véspera de ano eleitoral, o projeto não emplaca.

  (Quinta-feira, 15, 22h34min)

   Durante o vôo a Paris o governador Jaques Wagner argumentou com o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, que a ALBA não deveria apreciar o projeto de lei que estabelece uma aposentadoria a governador que tenha concluido parte do mandato.
 
   Segundo Wagner, este não é momento para se debater um projeto dessa natureza, e, portanto, por sua vontade o projeto seria retirado de pauta.

   Marcelo arguiu que o projeto tem 46 assinaturas de deputados e a Mesa deve apreciar essa argumentação do governador embora, isso vai depender do proponente da matéria.

   Defendeu, ainda, que o projeto deva ser analisado com mais profundidade, verificando alguns itens, na proporcionalidade e quem tem direito, reservando-se somente aos governadores eleitos, e assim por diante.

   Diante desse fato novo, na próxima semana, esse debate volta a pauta com esse ingrediente adicional.