Em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia na terça-feira (13), o deputado estadual Luiz de Deus (DEM) ressaltou as denúncias do deputado Paulo Rangel (PT) de aparelhamento político na Bahiapesca e informou que pedirá a Comissão de Agricultura e Política Rural que convide o Secretário de Agricultura e o presidente da Bahiapesca para explicar as denúncias.
"Nesta empresa havia de tudo menos piscicultores. O único objetivo dessa associação era fazer convênio com o governo e utilizar os recursos públicos, provavelmente, com fins eleitoreiros", alfinetou Luiz de Deus.
O democrata criticou ainda, o possível superfaturamento na compra de rações pela Bahiapesca, que também faz parte das denúncias de Rangel.
Denúncia - De acordo com o petista Paulo Rangel, o PP estaria utilizando a Bahia Pesca para cooptar eleitores e apoiar na eleição do pré-candidato a deputado Mário Negromonte Filho - nomeado como assessor da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) -, filho do presidente estadual do PP, deputado federal Mário Negromonte.
A bancada de Oposição ingressou com representações no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Ministério Público Estadual e Procuradoria Geral da República (PGE) e um pedido de tomada de contas especial no Tribunal de Contas do Estado (TCE), com o objetivo de investigar as denúncias.
CPI - O deputado estadual Elmar Nascimento (PR) solicitou hoje em plenário, a implantação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades na Bahiapesca. Caso a CPI da Bahiapesca seja instalada, será a terceira da história do parlamento baiano. "Assinei todas as CPIs anteriores e, se a próxima vier para apurar essa irregularidade na Bahiapesca também assinarei," afirmou.