O vereador Téo Senna (PTC) que recentemente defendeu aumento de impostos para a população de Salvaodor aderiu à campanha "Outubro Rosa em Salvador", movimento mundial, que deu seus primeiros passos em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA).
O Outubro Rosa visa enfatizar as iniciativas de enfrentamento do câncer de mama, além de alertar para a importância do diagnóstico precoce. De acordo o Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (Naspec), o câncer de mama constitui um grave problema de saúde pública em diversos países do mundo, inclusive no Brasil, onde ocorrem a cada ano cerca de 50 mil novos casos, com cerca de 11 mil mortes decorrentes da doença. A maioria dos óbitos é atribuída ao diagnóstico tardio.
Téo Senna considera que um fator fundamental no combate ao câncer de mama, além de outras doenças, é a participação de todos, sociedade civil e poder público. "Professores devem orientar seus alunos, mães e pais a seus filhos, empresas podem dar sua contribuição com campanhas de responsabilidade social e o poder público deve oferecer meios efetivos à população, como acompanhamento médico às mulheres, conscientizando-as da importância da prevenção, através de campanhas", defende.
O Brasil começou a participar da campanha em 2008, com a iluminação cor de rosa do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; da Pinacoteca, em São Paulo ; da Ópera de Arame, no Paraná; do memorial de Juscelino Kubtschek e do Palácio Piratini, em Brasília; e da torre da Usina do Gasômetro, no Rio Grande do Sul. No mundo, a campanha iluminou a Torre de Pisa, na Itália; o Arco do Triunfo, em Paris; e a Casa Branca, em Washington.
Programação da campanha em Salvador
O Naspec realizará ações no Farol da Barra, nos dias 23, 24 e 25 de outubro, como parte da campanha "Outubro Rosa em Salvador". À noite, o Farol será iluminado com a cor rosa, símbolo do movimento. No dia 24, vários artistas e grupos musicais se apresentarão, entre eles, o Coral das Mastectomizadas do Gama, Kall Mê, Tonho Matéria, Márcia Short, Júlio César, Wilson Carvalho, além de Elias Sailê, que compôs a música da campanha.
Doações podem ser feitas pelo Banco do Brasil: Agência 3460-6, Conta Corrente 5967-6, em nome da Naspec, ou via boleto bancário, solicitando pelo email: naspec@atarde.com.br.