vide
Líderes religiosos de diferentes sociedades espiritualistas e filosóficas da América do Sul se reúnem em Salvador neste sábado, 10, para estimular uma prática que consideram essencial para a humanidade do novo milênio: o convívio com a natureza.
Aberto ao público, com entrada franca, o encontro Reconciliação com a Mãe Natureza por um Planeta Sustentável e Pacífico, será no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador. O objetivo do encontro é sugerir um modelo de equilíbrio, em cooperação com a ONU. Representantes da umbanda, maçonaria, igreja evangélica, espiritismo e várias correntes de filosofia oriental vão falar como se dá seu convívio com a natureza.
A abertura será às 8h30, com uma saudação ecológica de seguidores do culto afrobrasileiro e o encerramento, às 17h30, com uma cerimônia indígena para saudar o pôr do sol. O evento é promovido pela União de Sociedades Espiritualistas - Unisoes, movimento que há 20 anos congrega sociedades espiritualistas na Bahia e São Paulo; pela União Planetária - UP, Ong de caráter humanitário com sede em Brasília; e pela URI - Iniciativa das Religiões Unidas, organização sediada em São Paulo, dedicada ao diálogo inter-religioso. Na segunda, 12, o encontro terá continuidade no Dique do Tororó, às 13h30 com Um Abraço na Mãe Natureza. A tarde será de música, dança e ações de reconciliação com o meio ambiente: às 15 haverá uma cerimônia interreligiosa, quando representantes de diferentes religiões farão uma oferenda nas águas do Dique; às 16, haverá uma celebração com cânticos afros, indígenas e indianos.
O encerramento será às 18h, com a Ave Maria. O encontro traz a Salvador importantes cooperadores da causa, como o humanista Ulisses Riedel, que preside a UP e integra a Comissão Executiva do Congresso dos Povos, em Paris; do reverendo Elias Pinto, encarregado de promover o diálogo interreligioso na América Latina; e Yoland Trevino, do Panamá, que coordena a Iniciativa Global Indígena da URI, entre outros líderes. SERVIÇO Reconciliação com a Mãe Natureza por um Planeta Sustentável e Pacífico Horário: dia 10, das 8h30 às 18h Local: Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador (Pç. Tomé de Souza, ao lado do Elevador Lacerda).