2. O PMDB filiou a deputada estadual Antônia Pedrosa, que deixou o PRTB, e recebeu pedido de desfiliação da deputada estadual e primeira-dama de Salvador, Maria Luíza Barradas, que vai ingressar no PSC cumprindo acordo prévio com a direção peemedebista, iniciado há mais de um mês junto com o presidente do PSC baiano, Eliel Santana.
3. Pelo acordo, Maria Luíza mudou de partido para reforçar a bancada do PSC junto com a deputada Cleide Vieira, que assumiu a vaga hoje (30) no lugar do licenciado Fernando Torres (PRTB). Também fez parte desse entendimento, segundo Lúcio, a nomeação do deputado federal Sérgio Brito para a Secretaria de Administração de Salvador, abrindo vaga na Câmara dos Deputados para outro integrante do PSC - Milton Barbosa.
4. "O fortalecimento do PSC significa a ampliação da base de apoio do PMDB, o que consolida nossa participação nas eleições de 2010 e a pré-candidatura a governador do nosso partido, o ministro Geddel Vieira Lima", disse Lúcio, que comemorou o sucesso dos entendimentos junto com Eliel Santana.
5. O telefone do gestor da Direc-6, Ednei Mendonça, toca. Mas a ligação, desta vez, não era para ele.
6. Do outro lado da linha o pedido era para falar com Enedina Pereira da Silva, aniversariante do dia e a personalidade que melhor define a importância do Programa Todos pela Alfabetização (Topa) do Governo do Estado que pretende alfabetizar até 2010 um milhão de baianos.
7. Nesta quarta-feira (30) Enedina completou 100 anos e na sala de aula onde aprende todos os dias a ler, escrever e a reconstruir a sua própria história, interrompeu uma entrevista que concedia a uma emissora de televisão para atender ao telefone.
8. - Alô, diga aí.
O sorriso inocente revela certa surpresa e um incontestável orgulho de quem falava do outro lado da linha.
- Obrigada, doutor! Muito obrigada!
Emocionada, logo ao desligar não resistiu à tentação e anunciou a quem atendia.
- Era o doutor. O governador Jaques Wagner. Ele disse que eu ainda estou com a voz fina e que nem tenho voz de quem faz cem anos. Vocês não têm idéia do quanto estou feliz.
17. Para Pinheiro, vale ressaltar que o PPA vai além da visão meramente contábil do conceito de investimento, que considera investimento apenas o que aumenta o patrimônio público, como obras e aquisição de equipamentos e material permanente.
18. O plano também inclui manutenção e serviços que não aumentam o patrimônio público, mas, que colaboram para o bem estar da população baiana, a exemplo de manutenção de estradas, funcionamento adequado de escolas e hospitais já existentes.
“A maior preocupação desta gestão é o bem estar das pessoas.
19. Por isso, estamos, cada vez mais, investindo nas áreas sociais, como educação, saúde e segurança pública. Aumentamos os recursos no orçamento de 2010 e, até o momento, estamos cumprindo nossas metas de governo”, disse Pinheiro.
20. As funções que vão receber recursos a mais, se comparadas aos valores do orçamento de 2009, foram, respectivamente, Urbanismo, com 42,1%, seguida das funções Saneamento (26,1%), Saúde (14,2%), Educação (12,6%) e Segurança Pública (6,8%).
21. A segurança na área do Pelourinho será o principal assunto a ser tratado em uma reunião nesta sexta-feira (dia 2), às 9 horas, no Gabinete do vice-prefeito Edvaldo Brito, coordenador das ações realizadas pela Prefeitura de Salvador naquela região com o objetivo de revitalizar o Centro Histórico, com a participação de todos os órgãos municipais e estaduais responsáveis pela segurança.
22. Durante o encontro, será realizado um plano estratégico geral para a segurança no Pelourinho, com base nas sugestões apresentadas por todos as secretarias e órgãos públicos municipais e estaduais envolvidos com o tema.
23. O vice-prefeito, Edvaldo Brito, afirmou que a reunião é o primeiro passo para restaurar a tranqüilidade na área, a fim de que se possa dar aos baianos e turistas a possibilidade de acesso a um dos pontos mais importantes da cidade, ligados à história da Bahia. "A segurança é o nosso primeiro objetivo para poder assegurar a todos essa paz duradoura", destacou.
24. A partir de hoje, dia 1º, a Prefeitura de Salvador, antecipando-se às ações conjuntas que serão implementadas na área de segurança, dobra o efetivo de guardas municipais que estarão nas ruas do Pelourinho, protegendo o patrimônio público e as pessoas que transitam no local. Brito informou, ainda, que serão instaladas câmeras de vigilância de alta resolução em pontos estratégicos do Pelourinho.
25. Outras ações estão sendo realizadas pela Prefeitura na área. Segundo o vice-prefeito, na próxima semana será iniciada a pavimentação da Rua da Oração e a restauração de passeios e pavimentação de outras ruas do Centro Histórico.