O ato de filiação do secretário do Desenvolvimento e Integração Regional, Edmon Lucas, do cantor e compositor Gerônimo e do médico de Vitória da Conquista, Joas Meira ao PSB foi um momento de reafirmação do partido ao projeto político liderado pelo governador Jaques Wagner. Mas, obviamente, vai depender da campanha de Ciro Gomes (PSB), à presidência da República.
O evento contou com a participação de artistas, políticos e militantes do partido que lotaram o Salão Atlântico do Hotel da Bahia na noite de ontem (25).
Além da deputada Lídice da Mata, presidente da Executiva Estadual, participaram do ato o deputado Capitão Tadeu, os secretários, Domingos Leonelli (Turismo) e Juliano Matos (Meio Ambiente), a secretária da Casa Civil Eva Chiavon, o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, o vereador Palhinha e presidentes do PSB de vários municípios.
A saudação aos novos filiados foi feita pelo ex-deputado, Sérgio Gaudenzi, que representou o presidente nacional do PSB, Eduardo Campos. Depois de um breve histórico da construção da legenda referiu-se à discussão de idéias, que caracteriza o partido e transmitiu a primeira orientação. "O PSB tem uma enorme abertura interna. O Partido costuma discutir tudo. É evidente que quando se chega a uma conclusão devemos marchar juntos numa mesma direção".
A deputada Lídice foi enfática ao reafirmar o compromisso e a lealdade do PSB ao projeto político liderado pelo governador Jaques Wagner, declarando apoio irrestrito a sua reeleição. Também falou da sua amizade com Edmon, a quem chamou de amigo e irmão. Ainda de acordo com a deputada as novas filiações reforçam a militância socialista, "para continuar ajudando a construir a Bahia de Todos Nós", afirma.
Destacando a postura ética da legenda o deputado Capitão Tadeu deu as boas vindas aos novos filiados e aproveitou para citar o trabalho realizado liderado pelo secretário Leonelli a frente da pasta do Turismo, como um exemplo de criatividade e dinamismo no governo estadual. Comentou ainda os resultados da última pesquisa que aponta o crescimento do deputado socialista Ciro Gomes na corrida presidencial, sendo bastante aplaudido. "O PSB caminha a passos largos para assumir a Presidência da República", disse.
Em sua fala Leonelli confirmou o nome da deputada Lídice da Mata como representante do PSB na chapa majoritária do governador Jaques Wagner, na disputa para o Senado, e aproveitou para fazer um balanço da atuação do PSB à frente das secretarias de Turismo no estado e da Economia Emprego e Renda, na gestão municipal.
"Eu posso dizer ao meu partido que em pouco mais de dois anos e meio cumprimos o nosso dever". Disse ainda que todas as vezes que um socialista assume um cargo público, o faz cumprindo rigorosamente com suas atribuições mas sem abrir mão de suas convicções. Citou o exemplo de Sergio Gaudenzi que ao assumir a Infraero tirou os aeroportos do caos em que se encontravam, mas não vacilou em deixar o cargo por discordar da proposta de privatização.
Após assinatura da ficha de filiação os novos socialistas falaram da alegria de fazer parte da legenda. Joas que é médico em Vitória da Conquista se colocou a disposição do partido para o que for necessário e explicou as razões que o levaram a se filiar. "Quero cuidar dos sonhos e da esperança do povo", conta.
Antes de iniciar sua fala o secretário Edmon Lucas, fez uma homenagem a ex-chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais, Mayra Landin, que morreu na última quarta-feira vítima de um infarte. Falou da sua emoção em ingressar numa legenda com tradição e história como o PSB. Em seguida lembrou um pedido feito por Wagner, quando da criação da Sedir, para que tirasse dos bolsões da miséria as pessoas excluídas. "Nós estamos fazendo uma revolução social, e somente àqueles que tinham a Bahia como Região Metropolitana não conseguem enxergar", disse o secretário referindo-se a interiorização das políticas públicas iniciadas somente agora no Governo Wagner.
O cantor e compositor Gerônimo foi o último a falar e o fez de forma sucinta, mas suficientemente firme em seus ideais ao afirma o seu compromisso com o partido "Estou entrando em um novo universo, entro no PSB como um soldado e sonho realizar benfeitorias pela minha cidade", conclui.