No próximo domingo (27), a partir das 9h, acontece no estádio de Pituaçu, a abertura do ‘Virando o Jogo', um projeto em parceria com o Governo do Estado, por meio da Sudesb. O lançamento será marcado por um campeonato de futebol masculino envolvendo seleções de meninos de 11 a 14 anos, representando oito bairros de Salvador com projetos sociais relacionados ao esporte.
Os garotos são do Nordeste de Amaralina, Bairro da Paz, Boca do Rio, Cajazeiras, Candeal, Itapagipe, Liberdade e Periperi. 30 mil ingressos serão distribuídos, prioritariamente, para as comunidades destes locais. Os presentes irão acompanhar sete jogos de 30 minutos e ainda concorrerão a prêmios que serão sorteados durante o evento. Antes de a bola rolar no gramado de Pituaçu, haverá um desfile envolvendo as oito delegações participantes da competição, totalizando mais de mil pessoas, com direito a fanfarra e muita animação.
O Governo do Estado mobilizou a Polícia Militar para garantir a segurança do evento. A estrutura será montada nos moldes dos grandes clássicos do futebol baiano envolvendo a rivalidade de Bahia e Vitória. Outro fator que mostra como a competição está sendo levada a sério é que as partidas terão arbitragem profissional, com árbitros que fazem parte do quadro da Federação Baiana de Futebol.
Além do fato de colocar comunidades carentes em contato com um evento de alto nível como este e com o moderno estádio de Pituaçu, um dos fatores de grande importância social é a mudança que deverá ser proporcionada na vida de algumas das crianças que se destaquem nas competições.
O Atletismo e a Capoeira também serão contemplados com outros eventos, que visam comprovar o poder transformador do esporte.
Cada entidade dos bairros representados na competição ficará responsável por uma das cantinas do estádio Roberto Santos e poderá explorar o estabelecimento durante o evento, gerando uma receita importante para que possam continuar os seus trabalhos em benefício das comunidades. A única contra-partida exigida será de que a cantina forneça os lanches para as delegações envolvidas no projeto.