Vide
Wagner exclusivo ao BJá: "Será bom para a Bahia porque vai gerar novos empregos"
Foto: BJÁ
Em entrevista ao BJá na manhã desta segunda-feira, 21, o governador Jaques Wagner confirmou que há um projeto da Marinha para promover a manutenção dos submarinos da nova Esquadra que o Brasil está adquirindo na França, na Base Naval de Aratu.
Segundo o governador, certamente os técnicos do Governo do Estado receberão algumas missões e "nós estamos abertos para isso, pois, se trata de um projeto que vai gerar empregos para os baianos".
Por enquanto, as informações passadas pelo comandante da Esquadra ao governador dão conta de que a Base de Aratu, por sua localização estratégica, serviará como ponto de manutenção dos equipamentos. "Há um Plano de Manutenção e a Marinha já tem área definida em Aratu", confidenciou o governador ao BJá.
Wagner não acompanhou as observações do governador de Sâo Paulo, José Serra, o qual, na última sexta-feira, em palestra na ACS, disse que se "fosse baiano lutaria para trazer uma base de submarinos para a Bahia", uma vez que o governo brasileiro está fechando um acordo com a França para montar os submarinos nucleares no Brasil, com transferência de tecnologia.
Por sua posição estratégica no país, a Bahia, localizada no meio do Brasil e uma extensão territorial com costa Atlântica de quase 1.000km, a Bahia também poderá receber uma esquadrilha dos novos aviões que o Brasil deve comprar da França, Suécia ou Estados Unidos, processo que se encerra, do ponto de vista técnico, nesta segunda feira.
A Base Aérea de Salvador já dispõe, hoje, de um dos caças antigos (Mirages) também adquiridos na França.
DIA DO RADIALISTA
Nesta segunda-feira, 21, o governador participou das das comemorações da edição de número 100 do programa de rádio Conversa com o governador. O evento reuniu em café da manhã no Pestana, Rio Vermelho, em Salvador, cerca de 150 profissionais de imprensa da capital e do interior.
Foram entregues três placas alusivas ao dia do radialista. Receberam homenagens em nome da categoria: o presidente do Sindicato dos Radialistas de Feira de Santana, Valter Vieira, e de Salvador, Everaldo Monteiro. Outro homenageado especial foi o radialista e jornalista Edmundo de Carvalho.
Foi entregue, também, uma placa de reparação aos familiares do jornalista Manoel Leal, assassinado em 1998. O reconhecimento também atende a uma orientação da Corte Internacional de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), que considerou que o governo do estado da época não cumpriu na totalidade a apuração do caso.
A edição de estreia do Conversa com o Governador ocorreu em 09 de outubro de 2007. Em quase dois anos foram abordados temas de interesse público e decisões administrativas que incidem diretamente no cotidianos dos baianos como saúde, educação, cultura, emprego e renda, políticas públicas em diversas áreas, direitos humanos, economia e segurança - assunto da última edição.