Política

PREFEITOS RECLAMAM DE ABANDONO DO SUDOESTE EM ENCONTRO DO PMDB

Vide
| 21/09/2009 às 10:00
Segundo Geddel, passado da Bahia é frustrante; e o presente decepcionante
Foto: Arquivo

  Durante o encontro do PMDB em Guanambi, no último sábado (19), em Guanambi, na Câmara Municipal de Vereadores, prefeitos do Sudoeste se queixaram da falta de apoio e presença do governo do Estado, especialmente em relação a segurança e assistências à saúde e educação. Para o prefeito de Iuiú, Reinaldo Góes, o governador abandonou a região.
 

   O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, chegou ao aeroporto de Guanambi às 10h30, acompanhado do presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima, do deputado federal peemedebista Colbert Martins, do presidente estadual do PTB, Jonival Lucas, e dos deputados estaduais Leur Lomanto Jr., Luciano Simões, Joélcio Martins, Arthur Maia e Virgínia Hagge.

   A comitiva foi recebida pela presidente do PMDB em Guanambi, Ivana Bastos, e lideranças políticas da região.


  No encontro, os discursos foram marcados pelos assuntos mais debatidos no cenário baiano, como a realidade da gestão administrativa do atual governo, o que serviu de contraponto para inevitáveis comparações, e a atuação do ministro Geddel Vieira Lima como homem de trabalho e parceiro dos que solicitam a sua intervenção para melhorar o seu município.


  A presidente do PMDB local e pré-candidata a deputada estadual, Ivana Bastos, abriu a série de discursos após a chegada do ministro à Câmara Municipal. Ela iniciou seu pronunciamento dando as boas vindas a Geddel e agradeceu a presença maciça das delegações municipais.

  "Coloco em suas mãos, ministro, a responsabilidade de quando chegar ao governo, olhe por essa região, que já viveu momentos de prosperidade e hoje, devido ao abandono em que se encontra pelo descaso do governo do Estado, os municípios vivem momentos difíceis na segurança pública, com a falta de delegados, viaturas e combustível, falta de professores, falta de médicos nas unidades hospitalares, ambulâncias e com as estradas em péssimo estado", disse.


   O deputado Arthur Maia (PMDB) ressaltou que esse encontro em Guanambi configurou-se como uma excelente oportunidade de consolidar ainda mais a força do PMDB no estado.

"A expectativa da população é grande, até porque o partido teve um bom desempenho nas eleições passadas, elegendo candidatos em vários municípios" disse, ressaltando que o ministro Geddel tem trabalhado pela melhoria da região do sudoeste baiano.


  FALTA APOIO

  O prefeito de Iuiú, Reinaldo Góes, disse ser de grande importância a realização desses eventos, porque assim as lideranças têm oportunidade de participar dos debates sobre a participação do PMDB nas eleições de 2010. "Desejo que todos os militantes do PMDB e todo o povo baiano tenha o nosso ministro Geddel Vieira Lima como governador de nossa Bahia, para renovar nossa esperança".

   Enfatizou todas as dificuldades enfrentadas hoje em sua região e falou sobre o apoio encontrado em Geddel como amigo e parceiro. "Tenho contado muito com o apoio de Geddel para realizar obras em meu município. Do governo estadual, eu não tenho recebido absolutamente nada. Temos estradas precárias e falta calçamento nas ruas. O saneamento está sendo realizado agora através da Codevasf por determinação do ministro Geddel e também o projeto de levar água para Iuiú através da transposição do rio São Francisco. Minha esperança é realmente Geddel!", concluiu.


  Discursaram também os prefeitos Júlio Bittencourt, de Paramirim, Tito Eugênio Cardoso, de Riacho de Santana, Valdemar Lacerda (Dezin), de Malhada, e Carlos Batista (Carlão), de Livramento, além dos deputados Colbert Martins, Leur lomanto Jr., Virgínia Hagge e Luciano Simões, todos na linha de mostrar a força da candidatura do PMDB.


  O ministro Geddel fez um discurso pautado no embasamento das realizações do seu trabalho como homem público ao longo de sua trajetória "Eu não quero ficar falando de um passado frustrante; também não quero falar de um presente que só causa decepções. Salvador, está numa condição inaceitável, os bandidos estão tomando conta das ruas e a população fica refém em suas residências".

  Para reforçar, Geddel fundamentou que a Bahia é o quarto estado de pior renda conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Para mudar essa situação, devemos estabelecer prioridades e não podemos repetir as frustrações. Venham comigo, aqueles que não têm medo e que querem uma Bahia melhor para seus filhos. Que tipo de homem eu seria se não aceitasse o desafio e seguisse o caminho das vitórias previsíveis? Eu peço que espalhem por todos os cantos que nós vamos vencer a eleição, para que possamos mudar a Bahia", concluiu.

   Após o encontro, Geddel e comitiva seguiram para a casa do prefeito de Guanambi Nilo Coelho (PP) onde conversaram sobre questões administrativas e sucessão estadual.