Entre as lideranças do partido estavam presentes ao evento também o ministro da Cultura Juca Ferreira, o líder do PV na Câmara, deputado José Sarney Filho (MA), e uma deputada do Parlamento Europeu, a francesa Catherine Greeze.
Antes da filiação oficial de Marina, diversos líderes do PV de quase todos os Estados do País realizaram pronunciamentos para o público presente.
O deputado federal Fernando Gabeira criticou o Governo referindo-se aos recentes escândalos de corrupção. "Temos no Brasil um governo moralmente frouxo, um congresso apodrecido e um supremo tribunal em processo de decomposição", afirmou Gabeira.
As lideranças e os militantes presentes foram recepcionados com uma convenção em clima de festa, com faixas saudando a chegada de Marina e com um farto coquetel, fato não muito comum em atos políticos no Brasil.
A senadora é apontada como um dos principais nomes na disputa pela Presidência da República em 2010. Há duas semanas ela anunciou sua saída do Partido dos Trabalhadores (PT), no qual esteve vinculada por 30 anos, alegando não encontrar "condições políticas" para avanços na questão ambiental. Sua filiação ao PV é considerada o primeiro passo para uma eventual candidatura presidencial, que ainda não foi oficializada.