Quando os tambores do Olodum Mirim ecoaram no Plenário Cosme de Farias da Câmara saudando a cantora Elza Soares, nesta quarta-feira (26), a emoção já havia tomado conta da diva da música brasileira, que, em sessão solene, se tornou a mais nova cidadã soteropolitana.
A homenagem foi proposta pela vereadora Olívia Santana (PC do B). "O título simboliza a resistência, a garra, a generosidade e o amor de quem venceu", disse. Em seu discurso, Olívia traçou o perfil biográfico de Elza, destacando sua origem no Rio de Janeiro e a agrura de uma vida singular marcada por sofrimento e riso.
Elza Soares foi conduzida ao plenário pelos vereadores TC Mustafa (PT do B), Leo Kret do Brasil (PR) e Aladilce Souza (PC do B). Foi saudada calorosamente e de pé pelos muitos fãs que lotaram as dependências da Casa. Para ela, a homenagem resume-se na palavra amor.
"Seu eu fosse vereadora de Salvador, uma cidade muito linda e que amo, faria uma lei para trazer todos os cantores para serem também desta cidade, como eu, agora", disse Elza.
Diva solta a voz
Após a vereadora Olívia Santana fazer a entrega do título, Elza Soares ocupou a tribuna para agradecer a homenagem. Ressaltou a sua trajetória no campo da música, mostrando que padrões que castram a vida não fazem parte de sua história. Ao final, cantou para a plateia.
Durante a solenidade, quando um copo d'água virou, quebrou e derramou água sobre a mesa de trabalho, o imprevisto foi filosoficamente contornado por Elza. "Não existe batismo sem água". Olivia Santana, prontamente, endossou as sábias palavras.
Como a música não poderia deixar de compor a solenidade, os músicos Ivan Huol, Letieres Leite, Joatan Nascimento e Ivan Bastos mostraram, na abertura e fechamento da sessão, um pouco do que vem acontecendo no projeto Jam Session no MAM, que recebeu homenagem pelos seus dez anos.
A sessão solene que homenageou a cantora Elza Soares com o Título de Cidadã de Salvador foi das mais concorridas, demonstrando a representatividade da artista no cenário musical brasileiro.
Vereadores, amigos, músicos e fãs da artista lotaram as dependências do Plenário Cosme de Farias da Câmara. Os trabalhos da sessão foram dirigidos pela vereadora Olívia Santana (PC do B), autora do projeto que possibilitou a homenagem.
A importância de Elza Soares foi ressaltada por vereadores e colegas da música. Para o vereador TC Mustafa (PT do B), "o que Elza passa para todos nós, através da música, devemos guardar para toda a vida".
As vereadoras Leo Kret do Brasil (PR) e Aladilce Souza (PC do B) destacaram a importância de Elza Soares para a cultura Nacional. Leo Kret acrescentou ao se declarar fã da cantora. "Ela tem raízes baianas e, assim como eu, é do gueto. É um grande exemplo para nós mulheres", frisou.