Ao contrário do que aconteceu com o PMDB, quando os secretários estaduais entregaram os cargos, o ex-deputado Edmon Lucas, que ocupa a pasta da Integração Regional, optou por ser fiel ao governador Jaques Wagner e entregou uma carta desfiliando-se do PTB, desde o último dia 17, quando fracassaram as negociações entre o governo Wagner e a cúpula petebista na Bahia.
Uma secretaria chegou a ser direcionada para Jonival Lucas Filho, presidente do PTB na Bahia, mas, este declinou do convite.
NOTA DO PTB
" O PTB da Bahia através da sua Executiva Estadual, definiu trabalhar em aliança com o PMDB para as eleições majoritárias e proporcionais de 2010, cujo candidato do Partido a Governador é o Ministro Geddel Vieira Lima. Já fizemos uma aliança nas Eleições 2008 na candidatura do Prefeito João Henrique em Salvador com o PMDB, inclusive elegendo o Vice-prefeito Edvaldo Brito. Diante dessa decisão, convocamos todas as lideranças, filiados e militantes, para somar esforços nesse projeto político importantíssimo para o futuro da Bahia". Assinam a nota o presidente regional Jonival Lucas e o vice Benito Gama.