Vide
Luis Amaral: "O nome de Geddel já está consolidado no âmbito do PMDB"
Foto: BJÁ
O prefeito de Jequié, Luis Amaral, PMDB, em entrevista ao BJá no Encontro Regional deste partido em Santo Antonio de Jesus, no domingo último, disse que a pré-candidatura do ministro Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional, a governador da Bahia, está consolidada no âmbito do partido e precisa, a partir de agora, abrir novas frentes de adesões para ser competitiva em 2010.
Amaral entende que há pouco a ser discutido com as lideranças partidárias do PMDD, deputados, prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores e outros uma vez que essa frente é unânime em apoiar o ministro Geddel, quase um referendum, dado a desilução que há com o atual governo da Bahia.
"Estamos todos unidos em torno da candidatura Geddel à unanimidade, daí que, a patir do momento em que se encerrarem os encontros regionais do partido, o PMDB tem que buscar outras frentes para ter sucesso, em 2010", defende Amaral com a experiência de ser prefeito do município mais importante administrado pelo PMDB depois de Salvador, e por sua capacidade de entender a política uma vez que também já foi parlamentar.
Essas novas frentes, além do âmbito político, de acordo com Amaral, se situam entre as associações comuntárias, clubes de serviços, meios empresariais, profissionais liberais, ONGs, institutos e sindicatos, associações e federais do comércio e da indústria e assim por diante.
TRÊS QUALIDADES
Para Amaral, Geddel tem três qualidades que são fundamentais nesse processo a ser consolidado como competitivo para vencer, em 2010: coragem, determinação e excelente administrador. Admite que, diante de uma crise ou falta de liderança do atual sistema de governo, Geddel encarna o sentimento que a população deseja e isso é bom para o futuro candidato.
No atributo coragem, Amaral situa que o ministro a tem de sobra e uma prova disso, mais recentemente, foi a decisão do partido deixar a administração pública estadual não compactuando com o fisiologismo de Ondina e indo à planície para fazer o combate nessa condição. Trata-se, segundo Amaral, de uma atitude incomum na política baiana o que demonstra além da coragem, o segundo atributo que é a determinação.
O prefeito de Jequié comenta que a determinação de Geddel é conhecida dos baianos e exemplos não lhes faltam desde o episódio de encarar a Transposição do Rio São Francisco e o confronto com o bispo Dom Cappio, a sua atuação como ministro.
Por fim, o artibuto do excelente administrador aprovado nada mais; nada menos em declarações dadas pelo presidente Lula da Silva e pela ministra Dilma Rousseff diante das obras do PAC.