Política

GOVERNADOR QUER MANEIRA INSTITUCIONAL DE PROMOVER CULTURA DA PAZ

Vide
| 24/08/2009 às 12:28
Caravana da Comunidade Segura esteve em audiência com o governador, nesta segunda
Foto: Alberto Coutinho

  O governador Jaques Wagner esteve reunido na governadoria em audiência com integrantes da Caravana Comunidade Segura, nesta segunda-feira, 24, que realiza por todo o país uma campanha baseada no Estatuto do Desarmamento.

  Bastante receptivo a proposta de aprofundar a temática da entrega voluntária de armas dentro das ações do governo, o governador lamentou o resultado do último plebiscito sobre o desarmamento e defendeu uma publicização baseada no limite do Estatuto do Desarmamento.


  "Todo viés do governo é na direção da prevenção, apesar do papel necessário da repressão. E a gente entende que possuir uma arma dentro de casa por uma pessoa sem treinamento nem sempre é sinônimo de garantir a segurança da sua família", pontuou Wagner, que fez uma ressalva ao explicar a competência da Polícia Federal e não o governo estadual acolher a entrega voluntária de armas, apesar de apresentar total interesse de encontrar uma maneira institucional de intensificar a promoção de uma cultura de paz no estado.

  Numa audiência que também contou com a presença dos secretários, César Nunes (Segurança), Nelson Pelegrino (Justiça, Cidadania e Direitos Humanos) e Rui Costa (Relações Institucionais), além do deputado estadual Yulo Oiticica e as vereadoras Olívia Santana e Vânia Galvão, a jornalista Suzana Varjão, do Fórum Comunitário de Combate a Violência, foi escolhida como interlocutora para a formação de um fórum de discussão da temática do desarmamento a partir de um convênio entre o Ministério da Justiça através da Polícia Federal e o governo estadual.


Wagner nesta segunda vai ainda ao município de Barra do Rocha (a 431 km de Salvador), onde inaugura um Posto de Saúde da Família no bairro de Aloísio Dias Galvão e autoriza um investimento de R$ 1,1 milhão na ligação elétrica de 106 domicílios pelo Programa Luz para Todos.