Durante as comemorações de 51 anos de emancipação política, o município de Ibiquera, a 277 quilômetros de Salvador, recebeu neste sábado (22), uma Unidade Saúde da Família (USF) e um Centro Digital de Cidadania (CDC).
A unidade de saúde conta com farmácia, consultórios de enfermagem, médicos e odontológicos, salas de curativo e sutura, imunização e coleta, depósito de material de limpeza, copa e sanitários.
A equipe formada por médicos, enfermeiros, dentistas e agentes comunitários de saúde, está preparada para o atendimento a mais de 4.400 pessoas. O investimento foi de mais de R$142 mil, incluindo os equipamentos.
A obra faz parte do Programa Saúde da Família, executado em parceria entre o governo federal, estados e municípios. Em maio do ano passado, o Governo do Estado e 93 prefeituras municipais assinaram convênios para a construção de 94 novas unidades do programa e a reforma de mais 59 unidades.
Os recursos do Estado somam R$ 16 milhões. Até 2010, a Bahia vai contar com mais de 400 unidades de saúde da família, beneficiando mais de 1,4 milhões de baianos.
Inclusão digital
Também foi entregue à população da cidade, um CDC com 10 computadores ligados à internet banda larga, equipados com softwares livres e impressora. A iniciativa faz parte do Programa Cidadania Digital, que já instalou mais de 700 centros em cerca de 400 municípios baianos, e é considerado a maior iniciativa estadual de inclusão digital do Brasil. A rede de Centros Digitais de Cidadania tem mais de 110 mil acessos diários e qualquer cidadão pode utilizar gratuitamente esses serviços.
As ações vão facilitar a vida em Ibiquera. "Vai facilitar muito a nossa vida ter um posto de saúde da família aqui, pra gente não precisar ir pra Itaberaba procurar atendimento médico, afirmou a dona-de-casa, Benedita Souza".
"São pequenas obras, mas que a gente sabe que vão significar uma grande mudança na vida das pessoas de uma cidade pequena como Ibiquera", explicou o comerciante, Fabrício Correia.