4. Segundo o presidente do PMDB de Santo Antônio de Jesus, Geraldo Reis, o encontro terá ampla participação não apenas de militantes do partido, como da população em geral. "Há uma grande expectativa em toda a região, onde o PMDB tem 12 prefeitos. Aqui, o apoio à candidatura do ministro Geddel Vieira Lima será reafirmado, com todos marchando e trabalhando junto com ele nesse projeto de amor à Bahia", afirma Geraldo Reis.
5. O Encontro de Santo Antônio de Jesus terá a participação de Geddel e Lúcio Vieira Lima, de deputados federais e estaduais, vereadores, entre outras lideranças. O evento será realizado no Clube dos 1.000 (Rodovia Santo Antônio de Jesus / Nazaré das Farinhas) das 8h às 14h.
6. Diferente de outras matérias postadas pelo site do PMDB que sempre dava conta da presença do prefeito João Henrique nesses eventos, desta feita, no entanto, essa informação foi suprimida. Mas, segundo uma fonte próxima ao prefeito, ele vai ao encontro de Santo Antonio de Jesus.
7. Estranhamente, nesta sexta-feira, 21, o prefeito não compareceu à solenidade de inauguração da passarela do bairro da Paz. Ora, em se tratando de uma obra emblemática, a mais significava da Avenida Paralela porque vai atender à população de um logradouro onde residem milhares de pessoas de baixa renda, João lá não foi e representou-o o vice-prefeito Edvaldo Brito.
8. Sabe como é talvez não quizesse aparecer de público e preferiu despachar na Secretaria da Educação.
9. Foi sepultada nesta sexta-feira, 21, no cemitério municipal de Curaçá, a estudante Adinair Oliveira da Silva, de 20 anos, morta durante uma abordagem policial na BA-210, que liga Juazeiro ao município. A estudante estava dentro de uma Topic quando foi atingida no pescoço por um tiro disparado pelo policial militar Tadeu Pereira Marques, numa ação considerada desastrada.
10. Resultado dessa tragédia: a morte de uma pessoa inocentee batalhadora; uma ação policial militar sem controle; e um desgaste para o governo Wagner na sua área mais vulverável: a segurança. Luto em Curaça, protestos de estudantes, notas de deputados da oposição e matérias na midia, inclusive no Jornal Nacional da Rede Globo.
11. O secretário da Justiça, Nelson Pelegrino, pagou o maior mico ao participar da audiência pública que debateu a convite da deputada Ângela Souza, ontem, os conflitos de terras entre pequenos agricultores de Buerarema e Una e descendentes de tupinambás.
12. Plenário cheio e nada de Pelegrino chegar. A sessão começou sem ele. Depois do segundo orador aparece o secretário e vai à mesa. Mais adiante, diz que teria um compromisso inadiável (a posse dos secretários da Indústria e Comércio e da Infraestrutura) e deveria ausentar-se da sessão. Levou a maior vaia.
13. Hoje, a assessoria de Pelegrino soltou uma nota garantindo que ele vai mediar as negociações entre os "tupinambás" e os agricultores. Quer paz.
14. Na sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, no próximo dia 26, às 17h30min, palestra da professora Moema Parente Augel sob o tema: Um príncipe em férias. Notícias da viagem de Maximiliano de Habsburgo em Ilhéus, em 1860.
15. Além disso, ainda no IGHB, será conferido o título de presidente de Honra do professor Roberto Santos e haverá o lançamento dos Anais do Simpósio Internacional A Família Real na Bahia (1808-2008).
16. A Avenida San Martin continua uma burraqueira só. Seria interessante que o secretário Leão começasse sua operação "Buraco Zero" por lá. Afinal, Salvador também é Bahia.
17. Como perguntar não ofende será que Leão falou com o secretário Martins, da Fazenda, sobre a "Buraco Zero", como prometeu em seu discurso?
18. Algumas casas de petistas amanheceram nesta sexta-feira, 21, com tarjas pretas em Lauro de Freitas. É o efeito Leão.
19. O ex-deputado Gerson Grabrielli além de ganhar anúncio de parabéns pelo seu aniversário, em A Tarde, matéria paga classificando-o de "grande companheiro e líder", inúmeras faixas foram colocadas ao longo das avenidas próximas ao Iguatemi saudando o "líder".
20. Diz-se que, na época de ACM, essa eram faixas "espontâneas", emanadas do povo.
21. A economia melhora e o governo prepara mais uma escorcha nas empresas e na classe média com a edição de uma nova CPMF, amparada na emenda 29. Seriam mais R$15 para a saúde. Dinheiro a ser desviado de suas funções como acontecia com a antiga CPMF.
22. O problema da saúde é de gestão e não de mais capilé. Parece que, quanto mais dinheiro entra, mais o sistema piora.
23. O ministro Geddel Vieira Lima em entrevista na Rádio Metrópole minimizou as críticas feitas pelo governador Wagner a saída do PMDB de sua gestão. "Não é esse o debate que a população quer. Não vou entrar nesse tipo de provocação", comentou.
24. Sobre a nova CPMF que tramita no Congresso com apoio do PMDB o ministro disse que sempre foi contra o aumento de impostos de quaisquer natureza, mas, vai defender a posição do presidente Lula.
25. Geddel comentou ainda que vai continuar sua jornada com o objetivo de construir sua candidatura a governador da Bahia. A máxima que usa é ser "guardião da Bahia" com uma gestão mais rápida e eficiente. Acha que a de Wagner fracassa nesses pontos.
26. Vereadores acordaram para a escorcha da cobrança de estacionamentos particulares. É uma anarquia: cada local é um preço e a Wall Park domina o mercado e faz o que quer. Na posse dos novos secretários, no CCB, cobrou R$6,00 preço único.
27. O movimento "Fora Sarney" que começou na internet e está ganhando às ruas do Brasil tem encontros neste sábado, em várias capitais, inclusive em Salvador, em frente ao Colégio ISBA, Ondina, 14 horas.
28. Promovido por merecimento, o promotor de Justiça Antônio Carlos Oliveira Carvalho será empossado no cargo de procurador de Justiça na próxima segunda-feira, dia 24, às 15h, durante sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça.
29. Durante a posse, será outorgada a ele a Ordem do Mérito do Ministério Público do Estado, honraria constituída de diploma e medalha, que passará a ser usada pelo novo procurador de Justiça nas sessões solenes dos órgãos colegiados da Administração Superior do MP.
30. Antônio Carlos Carvalho ocupará o cargo vago com a posse da ex-procuradora de Justiça Marta Karaoglan no cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça, ocorrida em maio último. Ele iniciou suas atividades do Ministério Público em julho de 1984, na comarca de Riacho de Santana.
31. Desde então, Antônio Carvalho atuou nos municípios de Itacaré, Uruçuca, Canavieiras e Itabuna, chegando à capital em 1994. Em Salvador, desenvolveu atividades na Promotoria de Justiça de Assistência Judiciária e na Promotoria de Justiça de Família.
32. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) dos 24 municípios que compõem a 13ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), localizada em Jequié, receberão, na próxima segunda-feira (24), kits de trabalho.
33. A cerimônia de entrega, que será conduzida pelo secretário da Saúde, Jorge Solla, será realizada às 15h30min no Auditório do Palácio das Artes, em Jequié.
34. Na terça-feira (25), será a vez dos ACS dos oito municípios localizados na região da 6ª Dires, com sede em Ilhéus, receberem os kits de trabalho. Jorge Solla fará a entrega simbólica no Auditório da Justiça Federal, na cidade de Ilhéus.