Política

VEREADOR QUER HISTÓRIA DOS BAIRROS NOS CURRICULOS DAS ESCOLAS

Vide
| 20/08/2009 às 21:26
A inclusão de estudos básicos sobre a história, os costumes e tradições dos bairros, no currículo das escolas municipais de ensino fundamental e médio da região, é o que propõe o vereador Carlos Muniz (PTN) no Projeto de Lei nº 202/09, apresentado na Câmara Municipal. "Atualmente, vivemos numa sociedade que é caracterizada por sua complexidade, e a escola é o local onde os fenômeno sociais e as diversas maneiras e concepções de vida social são trabalhados, analisados e discutidos nas diferentes disciplinas", justifica o autor.


O currículo da escola, na opinião de Muniz, deve trabalhar em prol da formação de identidades abertas a esta pluralidade cultural, desafiadoras de preconceitos, numa perspectiva de educação para a cidadania, para a paz, para a ética nas relações interpessoais, para a crítica às desigualdades sociais e culturais. "Para dar conta da formação do cidadão do século, a escola deve estar comprometida em propiciar, através de diversas linguagens, a construção do saber, do conhecimento, preparando os alunos para a transformação do mundo", argumenta.


Pela convivência com as diversas manifestações culturais, impregnadas de crenças, costumes e valores, o vereador espera que cada indivíduo passe a reconhecer e respeitar o direito do outro à diversidade.


"No início do século XXI, momento histórico de muitos avanços tecnológicos, espaciais, mas ainda palco de muitas desigualdades sociais e econômicas no mundo, no Brasil e principalmente na nossa cidade de Salvador. Para transformarmos essa realidade que grita nos nossos ouvidos, precisamos conhecer toda construção de nossa história, porque pensamos como pensamos, porque nossa cultura, nossa arte, nossa sociedade são exatamente dessa forma, com beleza, brilho, alegria que atrai tantos povos, mas ao mesmo tempo convive com tantos problemas e dificuldades", diz Carlos Muniz na justificativa do projeto.