Política

NOVO ESCÂNDALO SENADO COM MAIS 468 NOVOS ATOS SECRETOS DA DÉCADA 1990

vide
| 13/08/2009 às 17:01
O diretor-geral, Haroldo Tajra, será o responsável por investigar os novos atos secretos descobertos no Senado. Um ato do primeiro-secretário, Heráclito Fortes (DEM-PI), determinando a abertura da investigação será discutido na manhã desta quinta-feira (13) em reunião da Mesa Diretora da Casa.

Reportagem do "Jornal da Globo" revelou a existência de 468 novos atos secretos dos anos de 1998 e 1999, que ainda não tinham entrado na contabilidade da Casa. Até então, a Casa reconhecia a existência de 511 atos secretos. A descoberta faz parte de um trabalho coordenado pela primeira-secretaria para levantar todas as decisões não publicadas. 


A lista a que o "Jornal da Globo" teve acesso mostra a documentação para nomear e dispensar funcionários dos gabinetes, da gráfica e do serviço de processamento de dados do Senado.

Entre 1998 e 1999, quando o falecido senador Antônio Carlos Magalhães era o presidente do Senado, os atos secretos foram incluídos em boletins suplementares, e só agora disponibilizados na rede de computadores do Senado, depois que a comissão de sindicância iria terminar o trabalho com os atos secretos anteriores.


O primeiro-secretário disse que serão investigadas as senhas de computadores de funcionários e diretores da Casa para descobrir quem inseriu os novos atos secretos no sistema no dia 29 de maio deste ano.