Política

WAGNER INAUGURA MAIS UM SISTEMA ÁGUA PARA TODOS EM JAGUARARI

vide
| 12/08/2009 às 23:27
Governador Wagner, em Jaguarari, recebe pedido de uma cidadã local
Foto: Manu Dias

Mil e trezentas pessoas, que não tinham acesso a água tratada na zona rural do município de Jaguarari, Norte do estado, contam agora com um sistema integrado de abastecimento. A obra foi realizada pela Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb) e inaugurada pelo governador Jaques Wagner, nesta terça-feira(12).


Com investimento de R$ 1,3 milhão, a obra faz parte do programa Água Para Todos. Na comunidade de Macambira, a 13Km do centro de Jaguarari, a construção do sistema de abastecimento terminou com a rotina de caminhar por até três horas para conseguir um pouco de água.


"Eu acordava às quatro e meia da manhã e caminhava até a cacimba, às vezes só deixavam agente pegar água depois que os animais bebiam. Alguns dias a água ficava tão suja que não dava pra usar, não tomava banho e nem podia lavar pratos. Aqui sempre foi assim, tenho 53 anos, e não acreditei que o sofrimento ia acabar, mas acabou", comemorou a dona de casa Iraci Mendes da Silva, que mora com marido e filho.


Na casa vizinha, José Moreira exibia a primeira conta que recebeu da Embasa. "São R$ 12,00 que vou pagar com orgulho, por que meus filhos não precisam mais ir pra longe buscar água, ela agora chega na porta de casa".


Durante a inauguração o governador anunciou outras ações do programa Água Para Todos no município. "Isso foi só o começo, já estamos construindo outro sistema para beneficiar mais quatro localidades, melhorando a vida de 7 mil pessoas", afirmou.


Ainda na cidade, Wagner visitou as obras do mercado municipal. A reforma do espaço, que vai abrigar a feira de Jaguarari, ficou parada por três anos e foi retomada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) em janeiro. "Até o fim do ano a cidade vai poder contar com o mercado, que passou muito tempo esquecido e que nós vamos devolver a população", garantiu o governador.

Sertão Produtivo entrega matrizes de caprinos


Dentro do programa Sertão Produtivo, 60 pequenos criadores de Jaguarari receberam matrizes de caprinos. São 300 fêmeas e 10 machos da raça Anglonubiano. O animais são doados com o objetivo promover o melhoramento genético do rebanho.

"A Bahia é o maior produtor de caprino do país, com o melhoramento aumentamos ainda mais a produtividade, já que esses são animais de raça mais forte e resistente", explicou o secretário da Agricultura, Roberto Muniz.


Até o fim do programa vão ser distribuídas 40 mil matrizes por todo o estado. A doação contempla agricultores familiares que apresentem um mínimo de estrutura para receber os animais. Dentro do programa eles também vão participar de uma capacitação técnica e tem a responsabilidade de redistribuir matrizes assim que os animais derem cria.


Emancipação política


Na semana passada o município de Jaguarari completou 83 anos de emancipação política. Nesta quarta-feira (12), durante a visita, o governador parabenizou a cidade e ressaltou a importância das ações do Governo do Estado no interior. "80% da população vive no interior. Não podemos esquecer a capital, mas também precisamos dar qualidade de vida pra quem mora longe dos grandes centros", lembrou Wagner.