Filiados de apenas 13 das 290 cidades onde o PSB está organizado deixaram o partido para aderir ao projeto do Ministro Geddel Vieira Lima, esse é balanço que o Partido Socialista Brasileiro faz da recente desfiliação de militantes da legenda.
Nenhum dos 16 prefeitos, nenhum dos 12 vices prefeitos e nenhum dos vereadores dos 88 municipios acompanharam os adesistas ao PMDB.
Somados, os votos dos que saíram do PSB não chegam a 20.000 para Deputado Federal e a 15.000 para Deputado Estadual. Somente a deputada Lídice da Mata teve 188.927 votos. Somadas as votações dos prefeitos, deputados estaduais e vereadores, pode se dizer que o PSB perdeu menos de 5% dos seu votos.
Isso no aspecto eleitoral. Politicamente a situação é ainda mais vexatória. Os que agora se dizem "socialistas do PMDB de Geddel" se ofenderam quando dirigentes do PSB declaram que eles eram a quinta coluna do Ministro no partido, sem significado eleitoral e politicamente infiltrados do PMDB no PSB, a adesão formal do ex-presidente da Executiva Municipal do PSB de Salvador e outros ao PMDB não surpreendeu aos dirigentes do partido socialista.