O novo secretário de Educação do estado da Bahia, Oswaldo Barreto, faz seu discurso de posse neste momento, em solenidade muito concorrida no auditório do Instituto Anísio Teixeira.
Ele acaba de dizer que negociou com a Casa Civil do governo e a Secretaria de Administração a contratação imediata de profissionais para acabar com o déficit de professores nas salas de aula. Também anunciou um mutirão para agilizar os processos de aposentadoria dos docentes.
Barreto disse ainda que uma das suas primeiras ações será a integração entre as áreas técnica e programática da secretaria, o que resultará na melhoria da gestão da pasta, melhorando, consequentemente, a qualidade do ensino.
Ele explicou que dará continuidade ao projeto que vem alterando profundamente a educação na Bahia: "irei apenas acelerar a proposta inicial".
A fala de Barreto foi precedida pela de Adeum Sauer, seu antecessor, que fez um balando do tempo que ficou à da Secretaria de Educação.
ELOGIA SAUER
O governador Jaques Wagner acaba de elogiar a atuação do secretário Adeum Sauer à frente da Educação, durante a posse de seu substituto, Oswaldo Barreto. "Você (Adeum) foi convidado a assumir a secretaria pelos méritos conquistados ao longo de sua carreira como educador e secretário de Educação de Itabuna".
A substituição não respondeu a nenhum interesse político ou partidário, disse o governador. Foi uma escolha particular sua. "No meu conceito", explicou Wagner, "você sai maior do que entrou".