Política

PMDB FORMALIZA SAÍDA DA BASE ALIADA GOVERNO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

vide
| 10/08/2009 às 15:00
Deputado Leur Lomanto Jr, líder do PMDB na ALBA: "Vamos travar o bom embate"
Foto: BJÁ
  O líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado Leur Lomanto Jr, formalizou na tarde desta segunda-feira, 10, o afastamento da base aliada do governo, primeiro numa comunicação pessoal ao líder do governo, deputado Waldenor Pereira (PT), e depois em pronunciamento no plenário da Casa. Ao BJá, situou que seu partido não ficará a reboque ou atrelado ao Democratas e deverá votar as matérias de interesse da Bahia. E, no plano político, vai "travar o bom embate".

  Esse era um desfecho mais do que previsível para hoje, desde quando os secretários de governo vinculados ao PMDB entregaram os pedidos de suas exonerações, no final da última semana, e o ministro Geddel Vieira Lima já sinalizou sua disposição em concorrer ao governo da Bahia, em 2010. Para o deputado Leur Lomanto Jr deu-se um afastamento natural, previsível, e "nós formalizamos ao líder do governo que iremos para a oposição". 

  Ao todo são oito deputados do PMDB que integrarão, de agora por diante, a Oposição na Assembleia Legislativa. Leur Jr não quis fazer quaisquer comentários adicionais sobre as dificuldades que o governo terá pela frente a partir dessa decisão, entendendo, no entanto que vai ficar muito mais difícil a aprovação de matérias, sobretudo nas Comissões Temáticas da Casa. Mas, o PMDB não será óbcie, desde que haja interesse da Bahia.

  O líder do PMDB acentua, ainda, que essas mudanças fazem parte da vida política e em determinado momento são inevitáveis. "Chegamos ao limite máximo do entendimento e vamos construir o nosso caminho", diz o líder destacando que, no próximo domingo, 16, em jequié, o PMDB fará mais um Encontro Regional para dar densidade à pré-candidatura do ministro Geddel, em 2010.

  A expectativa em Jequié, ainda de acordo com Lomanto Jr, é da promoção de um mega evento com a participação de centenas de lideranças da região Sudoeste do Estado e mais de 30 prefeitos.