Política

WAGNER DIZ QUE AVISARÁ AO PRESIDENTE LULA QUE PMDB APOSTOU NA DIVISÃO

vide
| 07/08/2009 às 11:00
No Parque da Cidade, governador confirma que foram protocolados pedidos exonerações
Foto: Manu Dias
  O governador do Estado, Jaques Wagner, confirmou na manhã desta sexta-feira, 7, em conversa com jornalistas na solenidade do plantio de mudas nativas no Parque da Cidade que o PMDB protocolou ontem, à noite, três cartas de exonerações a pedido dos secretários Batista Neves e Rafael Amoedo, da Infraestrutura e Indústria e Comércio, e mais do presidente da Junta Comercial, Afrísio Vieira Lima, e considerou a aliança PMDB/PT formatada em 2006 como "página virada"

  "Ontem, à noite, tinha as 3 cartas lá dos secretários da Indústria e Comércio e Infraestrutura e do presidente da Junta Comercial e confesso que estranhei a forma. Entendo que só os dois secretários tinham a obrigação de trazer pessoalmente e falar comigo. Mas, essa foi a forma que o PMDB encontrou, o ministro entende que fala pelos outros, mas não quero entrar nisso isso. É uma página virada".

  Wagner disse ainda que vai pensar na substituição dos nomes a partir de hoje. "Apostei na unidade e o PMDB na divisão. Então, seja o que Deus quiser e o povo decidir em 2010".
 
  Sobre os cargos, mais de 100 segundo o governador, ainda não há nomes pensados. " Apostei no projeto político de 2006 que é aplaudido nacionalmente na relação PMDB /PT e aplaudido também pelo presidente Lula com quem conversei ontem. O presidente pediu para manter essa postura de unidade e pacidência para construir o que ele quer construir. Hoje, tenho que falar para ele que o PMDB preferiu a divisão e não a unidade".

  O govenador complementou sua fala dizendo que "é um direito do PMDB" afastar-se do governo. Vou chamar toda uma equipe nova e tocar a vida". Sobre a base do governo na Assembleia Legislativa Wagner comentou que ainda não sabe qual será "a posição deles. Tenho que ser avisado pelo líder do PMDB. Ainda assim, se este partido for para oposição mantenho maioria com 38/39 e vamos trabalhar para uma nova realidade".

  "Na política se avança juntando e não espalhando. O governo não muda a sua linha. A mesma orientação do trabalho vai continuar com comando único e foco no social e na transparência. Estamos vivendo um semestre de maior dificuldade (diante da crise financeira), mas, já andei em muitas estradas fortalecendo novas alianças"

  MATA ATLÂNTICA

  O governador Jaques Wagner deu início ao plantio de 1.500 mudas nativas da Mata Atlântica, no Parque Metropolitano de Pituaçu para neutralizar a emissão dos gases liberados pelos carros da Stock Car durante a corrida deste domingo (9).

  Essa é uma política do governo baiano desde o início da gestão, quando os aviões do Estado ganharam o selo Carbono Zero através do plantio de 35 mil no Parque Estadual da Serra do Conduru, no município de Ilhéus, Uruçuca e Itacaré.

  O governador planta juntamente com pilotos da Stock Car e os secretários Juliano Matos (Meio Ambiente) e Domingos Leonelli (Turismo) neste momento 100 mudas, entre elas, jacarandá, canela, ingazeira, vinhático, pau-brasil e ipê-amarelo. Dentro de 90 dias, serão plantadas as 1.400 mudas restantes.


  A descarbonização da Stock Car vai recuperar o equivalente a um campo de futebol no parque com espécies como o ipê-amarelo, pau-brasil e vinhático. O Parque de Pituaçu é um dos raros e mais belos parques ecológicos brasileiros situados dentro da área urbana, totalizando uma área de 450 hectares de área preservada, onde já foi catalogada grande diversidade de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes.